Por Tvene Baronian
No mês das mulheres na Amênia apresentamos três incríveis escritoras feministas armênias:Srpouhi Vahanian Dussap,Mary BeyleryaneShushanik Popojlian Kurghinian. Em uma época em que as mulheres armênias eram silenciadas e…
Um dos filmes indicados ao prêmio de Melhor Filme do Ano no Oscar 2025 apresenta em seu enredo uma forte presença da cultura armênia, destacando aspectos como tradições, idioma, religião e a participação de atores armênios.
Anora é uma comédia dramática…
(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.)
O Paregentan (ou Barekendan) é uma festa tradicional armênia semelhante ao carnaval de rua do Brasil, os armênios saem às ruas usando máscaras e fantasias e participam de jogos, apresentações e…
Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja Apostólica Armênia, que tanto tem um caráter religioso quanto nacionalista, além de ser um símbolo da consciência e fé do povo armênio.
VARTANANTS e os 1036 MÁRTIRES…
O Festival É Tudo Verdade é um evento internacional de cinema documental que acontece anualmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, desde 1996. O festival é conhecido por exibir filmes documentais de diversos países e estilos, com o objetivo de promover a…
Eduardo (Yervant) Bilemdjian nasceu em Antep na Armênia, em 15 de setembro de 1907, sua família teve que fugir do Genocídio Armênio e acabou se mudando para Baalbek, no Líbano. Foi lá que Eduardo descobriu sua paixão pela fotografia, aos quinze anos de idade, em um…
O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a categoria Melhor documentário curta-metragem nacional do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2022.
Cantos de um Livro Sagrado conta a história…
MAHWAH, N.J. – De acordo com o censo oficial ucraniano, 99.894 armênios se estabeleceram permanentemente na Ucrânia em 2001, além de um grande número de trabalhadores vindos da Armênia e de outras repúblicas. Hoje, os armênios da Ucrânia compõem a quinta maior…
Após longos anos de espera, será realizado o lançamento do livro “A Coletividade Armênia do Brasil”, de autoria do Arcipreste Yeznig Vartanian, originalmente publicado em armênio, em 1948.
O livro, traduzido para o idioma português, é uma importante fonte…