Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja Apostólica Armênia, que tanto tem um caráter religioso quanto nacionalista, além de ser um símbolo da consciência e fé do povo armênio.
VARTANANTS e os 1036 MÁRTIRES…
O Festival É Tudo Verdade é um evento internacional de cinema documental que acontece anualmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, desde 1996. O festival é conhecido por exibir filmes documentais de diversos países e estilos, com o objetivo de promover a…
Eduardo (Yervant) Bilemdjian nasceu em Antep na Armênia, em 15 de setembro de 1907, sua família teve que fugir do Genocídio Armênio e acabou se mudando para Baalbek, no Líbano. Foi lá que Eduardo descobriu sua paixão pela fotografia, aos quinze anos de idade, em um…
O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a categoria Melhor documentário curta-metragem nacional do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2022.
Cantos de um Livro Sagrado conta a história…
MAHWAH, N.J. – De acordo com o censo oficial ucraniano, 99.894 armênios se estabeleceram permanentemente na Ucrânia em 2001, além de um grande número de trabalhadores vindos da Armênia e de outras repúblicas. Hoje, os armênios da Ucrânia compõem a quinta maior…
Após longos anos de espera, será realizado o lançamento do livro “A Coletividade Armênia do Brasil”, de autoria do Arcipreste Yeznig Vartanian, originalmente publicado em armênio, em 1948.
O livro, traduzido para o idioma português, é uma importante fonte…
O escritor armênio-paulistano Santiago Nazarian é finalista do 63º Prêmio Jabuti com o seu “Fé No Inferno” (Companhia das Letras, 2020). Concorrendo no eixo Romance Literário, o livro de Nazarian aborda o genocídio armênio a partir das memórias de um…
Por Rev. Dr. Vahan Tootikian
O mês de outubro é conhecido como “mês cultural” para os armênios em todo o mundo. É durante este mês que as igrejas, organizações e armênios comemoram a memória dos Santos Tradutores que criaram a Idade de Ouro da Literatura…
A história do imigrante armênio que desbravou o futebol americano quando o esporte ainda buscava a profissionalização.
Mihran “Mike” Gulian nasceu no dia 29 de julho de 1900 na cidade de Marash, na Armênia ocidental, então parte do Império Otomano…