Baú ArmênioDestaqueTudo

Por que na Armênia se comemora o Natal em 6 de janeiro?

Um dos mais importantes feriados do ano é, sem dúvida, o Natal (Surp Dzënúnt), no qual se celebra um evento importante: o nascimento de Cristo. Entre grande parte dos armênios (fiéis à Igreja Apostólica Armênia) esta festa acontece em 06 de janeiro.

Desde o início do cristianismo e durante os primeiros três séculos, toda a cristandade celebrou o Natal no dia 06 de janeiro. No entanto, hoje, em muitos países, é comemorado no dia 25 de dezembro. Esta alteração da data foi feita no século IV em Roma por uma necessidade prática. Era neste dia que os romanos comemoravam com grande alegria a cerimônia do Deus-Sol. 

Até a segunda metade do século IV, o cristianismo não tinha força para transpor tal espetacular celebração da Roma “pagã”, nem todas as tradições alusivas a data. Os altos dignitários da Igreja ocidental, com a finalidade de colocar a festividade romana no esquecimento, decidiram mudar a data do nascimento de Jesus para o final de dezembro, a fim de coincidir com o culto romano. 

Assim, o 25 de dezembro foi imposto a todos os países que tinham Roma como centro espiritual.

Os armênios (e outros cristãos orientais) geograficamente distantes e totalmente alheios à festas pagãs de Roma, mantiveram a tradição antiga e até hoje celebram o Natal em 06 de janeiro.

Em 6 de janeiro, os armênios ortodoxos (fiéis à Igreja Apostólica Armênia) se saúdam uns aos outros com a seguinte saudação: “Cristo nasceu e se revelou. A vós e a nós a boa nova.”

A saudação é feita da seguinte forma: (Cumprimento) – “Kristos dzenav iev haidnetsav.  (Resposta) – Tsez iev mez medz Avedis“.

(Armênio): Քրիստոս Ծնաւ եւ Յայտնեցաւ. Ձեզ եւ մեզ մեծ Աւետիս)

 

Igreja Apostólica Armênia

A Armênia foi a primeira nação a adotar o cristianismo como religião oficial de Estado, ainda no ano de 301 D.C com São Gregório “O Iluminador” e encarna uma das heranças mais antigas do cristianismo no mundo. A Igreja Apostólica Armênia é uma das igrejas orientais mais antigas do mundo e possui o seu próprio Patriarcado, localizado em Etchmiadzin, na cidade de Yerevan, capital da Armênia atual

 

Epifania


Na mesma data, a Igreja Católica comemora a Epifania, dia no qual os Reis Magos visitam o bebê judeu e o apresentam aos gentios, cumprindo-se a profecia do antigo testamento. 

Matérias Relacionadas
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
CulturaEventos

"Despertar de Aurora": Filme armênio concorre no Festival É Tudo Verdade

Fontes : Correio Braziliense O Festival É Tudo Verdade é um evento…
Leia mais
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais

10 Comentários

Deixe um comentário