Home Da Redação Estátua de ditador azeri é desmontada na Cidade do México

Estátua de ditador azeri é desmontada na Cidade do México

0

Conforme divulgado aqui no Portal Estação Armênia no dia 23 de janeiro, a estátua do ex-presidente do Azerbaijão Heydar Aliev (1923-2003) situada numa das principais avenidas da Cidade do México, foi oficialmente removida. 

Segundo o The Washington Post, na madrugada de sábado (26) a prefeitura enviou policiais e trabalhadores ainda para isolarem as ruas próximas da avenida Paseo dela Reforma, para a execução da retirada da estátua ainda pela manhã.  

A estátua erguida durante o verão foi justificada na época como um investimento de cerca de US$ 5 milhões do governo azeri para a renovação do parque e de áreas públicas.  

Durante meses, cidadãos e ativistas protestaram contra a decisão da prefeitura da cidade em abrigar uma estátua de um ditador junto a figuras como Abraham Lincoln e Mahatma Gandhi. 

Em novembro de 2012 uma comissão especial foi nomeada pela prefeitura para investigar a origem do projeto, dos recursos e da execução da obra, recomendou a retirada imediata da estátua do antigo ditador azerbaijano. 

Por sua vez, o Azerbaijão manifestou que, caso a estátua fosse desmontada, cortaria as relações diplomáticas com o México. Segundo o site Panorama.am, os azeris ainda suspenderiam projetos no México já  orçados em US$ 4 bilhões. 

Após esta derrota dos petrodólares azeris, apenas resta aguardar os próximos desdobramentos nas relações entre os dois países.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *