Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Na última terça-feira, 19 de setembro, o Azerbaijão deflagrou um ataque de grande magnitude contra Artsakh, desencadeando intensos bombardeios de artilharia em Stepanakert e em outras áreas. O Ministério da Defesa do Azerbaijão alegou que essa operação visava a uma “medida de contraterrorismo” com o propósito de restabelecer a “ordem constitucional” do Azerbaijão em Artsakh.

Durante o ataque, tanto soldados quanto civis de Artsakh sofreram perdas significativas. Inúmeras vidas foram ceifadas, com relatos de 27 soldados e dois civis mortos, e mais de 200 pessoas feridas, incluindo crianças. A situação gerou um profundo temor e desespero entre a população local. Em resposta, o Exército de Defesa de Artsakh se lançou na defesa contra as forças azerbaijanas. Embora a fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão tenha permanecido tranquila, a situação em Artsakh tornou-se cada vez mais sombria.

“Isso é um pesadelo sem fim à vista. Não sei, tudo parece pior desta vez. A bateria do meu telefone está se esgotando, não há luz, não tenho notícias do meu marido, do meu irmão. Não tenho notícias dos meus pais, da minha irmã, e penso que pelo menos nós quatro deveríamos estar todos no mesmo lugar, aconteça o que acontecer, para que possamos estar juntos. Minhas filhas não conseguem dormir à noite. Estou tremendo de medo. Sinto-me impotente, percebo que a situação está se agravando. Passamos a noite no concreto frio, adultos e crianças, com cobertores”, relata Ani Hovhannisyan, residente de Stepanakert.

Armênios de Artsakh procurando abrigo no aeroporto de Stepanakert

Como resposta ao conflito, um acordo de cessar-fogo mediado pela Rússia foi alcançado. Como parte desse cessar-fogo, o Exército de Defesa de Nagorno-Karabakh começou a se retirar de suas posições e a se desarmar, sendo substituído pelas forças de paz russas. Simultaneamente, ocorreram negociações sobre o transporte de feridos para instituições médicas na Armênia, com a supervisão do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e das forças de paz russas.

Em Yerevan, houve confrontos entre a polícia de choque e manifestantes enfurecidos que se reuniram em frente ao prédio do governo. Os protestos começaram logo após os ataques militares contra Artsakh. Os manifestantes, incluindo refugiados de Artsakh, responsabilizaram o primeiro-ministro Pashinyan pela ofensiva azerbaijana e exigiram que a Armênia interviesse para evitar um possível massacre em massa e a deportação da população armênia étnica de Artsakh. Os críticos de Pashinyan acreditam que ele fortaleceu Baku ao permitir o endurecimento do bloqueio de Karabakh e, posteriormente, tomar ações militares, ao reconhecer a soberania azerbaijana sobre a região de maioria armênia. O primeiro-ministro afirmou enfaticamente na terça-feira que “não dei a ninguém o mandato para realizar uma limpeza étnica em Artsakh”.

Protestos em Yerevan

As negociações se estenderam para abordar questões relacionadas aos direitos e segurança dos armênios de Artsakh no âmbito da Constituição do Azerbaijão. O destino do Exército de Defesa de Karabakh e o retorno dos cidadãos deslocados para suas casas foram temas centrais em consideração. No entanto, questões críticas relacionadas às garantias de segurança permaneceram sem resolução.

Em meio ao conflito, a assistência humanitária tornou-se crucial para o bem-estar da população afetada. O contingente de paz russo desempenhou um papel fundamental ao facilitar a entrega de ajuda humanitária da Armênia para Nagorno-Karabakh. Isso incluiu rações de alimentos e kits de higiene para atender às necessidades básicas dos residentes.

Veículos blindados de manutenção da paz russos em Artsakh.

Em meio à persistente turbulência em Artsakh, é fundamental reconhecer os laços históricos e culturais profundos entre a região e sua maioria armênia, bem como a busca incansável pela autodeterminação. Gerações de residentes de Artsakh chamaram essa terra de lar, moldando uma identidade única estreitamente entrelaçada com sua herança ancestral. Seu anseio pela autodeterminação ressoa com um princípio fundamental do direito internacional e da Carta das Nações Unidas: o direito de determinar seu próprio status político e destino. Nos últimos anos, Artsakh foi marcada por conflitos e disputas territoriais, frequentemente obscurecendo os desejos inabaláveis de seu povo por autonomia e reconhecimento internacional. A busca pela autodeterminação e a preservação de seu legado cultural permanecem temas perenes na vida dos habitantes de Artsakh, que enfrentam desafios consideráveis, incluindo bloqueios e hostilidades recentes e necessidades humanitárias. À medida que a busca pela paz e justiça avança, é crucial respeitar e promover o princípio da autodeterminação como um direito fundamental, proporcionando ao povo de Artsakh a capacidade de traçar um caminho em direção a um futuro mais seguro e estável.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário