Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Os ministros das Relações Exteriores da Armênia e do Azerbaijão avançaram no sentido de um tratado de paz bilateral durante as recentes negociações mediadas pelos Estados Unidos. As conversas, realizadas nos arredores de Washington, duraram três dias consecutivos e incluíram reuniões trilaterais com o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan.

O secretário de Estado Antony Blinken (centro) com os ministros das Relações Exteriores da Armênia e do Azerbaijão, Ararat Mirzoyan (à direita) e Jeyhun Bayramov em Arlington, Virgínia, em 27 de junho

Ambos os lados concordaram com artigos adicionais e avançaram na compreensão mútua do projeto de acordo, mas ainda há discordâncias em questões-chave. Os artigos específicos e os pontos de desacordo não foram divulgados no comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores da Armênia.

Durante as negociações, as modalidades práticas de demarcação da fronteira armênia-azerbaijana, o diálogo entre Baku e a liderança de Artsakh (Nagorno-Karabakh) e as salvaguardas internacionais contra o não cumprimento do tratado estiveram entre as questões controversas.

A Armênia defende um “mecanismo internacional” para um diálogo que proteja os direitos e a segurança da população étnica armênia de Artsakh. No entanto, o Azerbaijão rejeitou qualquer arranjo especial de segurança para os armênios da região.

O Secretário de Estado dos EUA, Blinken, reconheceu o progresso feito, mas enfatizou que ainda há um trabalho desafiador a ser feito para chegar a um acordo final. Ele destacou que, à medida que as negociações se aproximam das etapas finais, as questões mais difíceis costumam surgir.

Enquanto isso, o presidente francês, Emmanuel Macron, expressou seu compromisso com Artsakh e a Armênia durante um encontro com a comunidade armênia francesa. Ele afirmou ter uma posição clara sobre a questão de Karabakh e afirmou que continuaria pressionando o presidente azerbaijano, Ilham Aliyev. As declarações de Macron foram criticadas pelo Azerbaijão, que o acusou de ter um viés pró-armênio e de ser um instrumento do lobby armênio na França.

Em meio às trocas diplomáticas, o Defensor dos Direitos Humanos de Artsakh (Nagorno Karabakh), Gegham Stepanyan, publicou documentos que refutam as alegações azerbaijanas de tropas armênias em Artsakh. Stepanyan apresentou evidências de que os soldados mortos em um ataque recente eram membros do Exército de Defesa de Nagorno Karabakh, e não das Forças Armadas da Armênia.

As negociações e declarações das várias partes refletem as tensões contínuas e questões não resolvidas decorrentes do conflito de Nagorno-Karabakh. Embora haja progresso nas negociações de paz, existem desafios significativos e posições divergentes que exigem mais discussões e negociações entre Armênia e Azerbaijão, além de um engajamento internacional contínuo.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário