Da RedaçãoTudo

Estátua de ditador azeri é desmontada na Cidade do México

Conforme divulgado aqui no Portal Estação Armênia no dia 23 de janeiro, a estátua do ex-presidente do Azerbaijão Heydar Aliev (1923-2003) situada numa das principais avenidas da Cidade do México, foi oficialmente removida. 

Segundo o The Washington Post, na madrugada de sábado (26) a prefeitura enviou policiais e trabalhadores ainda para isolarem as ruas próximas da avenida Paseo dela Reforma, para a execução da retirada da estátua ainda pela manhã.  

A estátua erguida durante o verão foi justificada na época como um investimento de cerca de US$ 5 milhões do governo azeri para a renovação do parque e de áreas públicas.  

Durante meses, cidadãos e ativistas protestaram contra a decisão da prefeitura da cidade em abrigar uma estátua de um ditador junto a figuras como Abraham Lincoln e Mahatma Gandhi. 

Em novembro de 2012 uma comissão especial foi nomeada pela prefeitura para investigar a origem do projeto, dos recursos e da execução da obra, recomendou a retirada imediata da estátua do antigo ditador azerbaijano. 

Por sua vez, o Azerbaijão manifestou que, caso a estátua fosse desmontada, cortaria as relações diplomáticas com o México. Segundo o site Panorama.am, os azeris ainda suspenderiam projetos no México já  orçados em US$ 4 bilhões. 

Após esta derrota dos petrodólares azeris, apenas resta aguardar os próximos desdobramentos nas relações entre os dois países.

Matérias Relacionadas
Da Redação

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condena Azerbaijão por violar o direito à vida de armênios

Fontes : Diario Armenia Em duas sentenças emitidas no último dia 4 de…
Leia mais
ArtsakhDa Redação

Azerbaijão lança ataque massivo à Armênia; Rússia media o cessar-fogo

Fontes : Asbarez Dados não oficiais indicam 15 soldados armênios…
Leia mais
Artsakh

Ministro das Relações Exteriores da Armênia denuncia Azerbaijão em Moscou

Fontes : Mirror Spectator O novo ministro das Relações Exteriores da…
Leia mais

Deixe um comentário