Home Da Redação Câmara de Deputados Basca defende o direito de autodeterminação de Nagorno-Karabakh
0

Câmara de Deputados Basca defende o direito de autodeterminação de Nagorno-Karabakh

0

Via ABC.es.

PENTAX Image

A Comissão de Assuntos Europeus e Relações Exteriores do Parlamento Basco aprovou hoje uma emenda que reconhece o direito de autodeterminação do povo armênio de Nagorno- Karabakh (Artsakh).

O conflito entre Armênia e Azerbaijão pela região no sul do Cáucaso tem sua origem nos tempos da antiga URSS, quando o território de Nagorno-Karabakh, foi “doado” em 1920 pelo estadista Stalin ao Azerbaijão, cuja população de maioria armênia, proclamou sua independência.

A iniciativa declara que a “condição necessária” para chegar a essa solução “é tomar todas as medidas para o fomento da confiança propostas pelo grupo Minsk”, que foi criado em 1992 pela Organização para a Segurança e a Cooperação em Europa (OSCE) para superar esta situação.

Neste sentido o Parlamento Basco insta à comunidade internacional e, especialmente, à União Europeia a “dar todos os passos efetivos que sejam necessários para isto”. E ainda, exige que às partes em conflito respeitem o cessar fogo, que tem sido ignorado periodicamente pelo Azerbaijão, assim como o fim das ações militares e a retirada de todos os franco atiradores”, e solicita também que se apurem essas violações do cessar fogo.

Com motivo do debate desta emenda no Parlamento Basco, compareceu o ministro de Assuntos Exteriores de Nagorno- Karabakh, Karen Mirzoyan, quem foi recebido pela presidenta da Câmara Bakartxo Tejeria. Está previsto que esta tarde Karen Mirzoyan vá até Guernika (Viscaya), onde será recebido pelo prefeito da cidade Jose Maria Gorroño.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *