Home Da Redação Morre Sebouh Abcarian, maestro da Orquestra Sinfônica e Coral Kohar

Morre Sebouh Abcarian, maestro da Orquestra Sinfônica e Coral Kohar

0
3
Foto: Stepan Norair Chahinian ®

Orquestra Sinfônica e Coral Kohar confirmou na manhã desta terça-feira por meio das redes sociais o falecimento do seu maestro Sebouh Abcarian em sua residência em Nicosia, Chipre.

Nascido no Chipre, Abcarian foi compositor, maestro, pintor e educador por mais de 50 anos. Ele fundou um programa de rádio armênio na Cyprus Broadcasting Corporation, onde ele foi apresentador de diversos programas por 46 anos. Após se formar no Instituto Educacional Melkonian, em Nicósia, Abcarian se mudou para Paris onde continuou seus estudos. Como cantor de ópera, ele apresentou recitais em Nicósia, Atenas, Beirute, Alepo, Cairo e Paris. Ele também compôs diversas canções, trabalhos de corais, músicas de câmara, oratórias, cantatas, suites de sinfônicas e caricaturas musicais.

Muitas dessas composições foram executadas em Tóquio, Paris, Chipre, Beirute, nos EUA e foram agraciadas com prêmios. Abcarian liderou a orquestra e o coral em turnês mundiais desde 1999.

Em novembro de 2012, durante a turnê sul americana, o Kohar passou por São Paulo em três noites inesquecíveis para a coletividade armênia local, passagem que o Portal Estação Armênia cobriu de perto culminando na matéria “3 vezes Kohar – 3 dias de muita armenidade“.

Naquela ocasião, a redatora do Informativo Armênia, Sossi Amiralian realizou entrevista com o maestro Sebouh Abcarian, e a mesma foi publicada aqui, no Estação Armênia (Leia a entrevista, clique aqui).

O músico já vinha enfrentando problemas de saúde desde o ano passado, quando foi submetido a uma cirurgia no Chipre.

Os detalhes do velório e funeral serão fornecidos em breve pelos familiares.

Comment(3)

  1. ASSISTI NA TV SANADO A APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA E CORO KOHAR , INESQUECÍVEL , MARAVILHOSO, MUSICALIDADE, PERFEIÇÃO, PARABÉNS AO MAESTRO E TODA EQUIPE , PARA BENS AO MARAVILHOSO CORO , QUE SOUBE TRADUZIR A BELEZA DA MUSICA ARMÊNIA , QUE COM PROFISSIONALISMO NOS DERAM UMA NOITE MARAVILHOSA. PARABÉNS, PARABÉNS , QUE DEUS OS AMPARE. TACIANO VARRO FILHO – BRASIL – SÃO PAULO.

  2. APÓS ASSISTIR A APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA O CORO KOHAR , FIQUEI SABENDO DO FALECIMENTO DO MAESTRO Sebouh Abcarian em sua residência em Nicosia, no Chipre., Lamentamos muito a perda do nosso inesquecível maestro "Sebouh Abcarian, Suas obras e seu magnifico trabalho ficarão eternamente presentes em nossos corações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *