CulturaHamazkayinTudo

Recado de um brasileiro voluntariando na Armênia

O paulistano Renan Hagop Heghenian, membro ativo da Comunidade Armênia de São Paulo, é mais um brasileiro a embarcar rumo à Armênia para um período de 6 meses de intercâmbio como voluntário do programa Birthright Armenia.

Integrante Grupo de Danças Típicas Armênias “Kilikia”, Renan embarcou há poucos dias e já está na capital Yerevan se ambientando. Ele se juntou a mais 5 novos voluntários de origem armênia de diferentes países (Chile, Canada, Alemanha, Rússia e EUA).

Renan Hagop é o 3º a partir da direita

O Brasil praticamente formou sua comunidade diaspórica com refugiados do Genocídio Armênio – perpetrado a partir de 1915 pela Turquia Otomana. Agora, jovens da 2ª, 3ª e 4ª gerações após o Genocídio Armênio perpetrado pela Turquia otomana, estão tendo a chance de conhecer o país de seus antepassados.

Em fevereiro e março próximos, estão programadas as viagens de mais 4 jovens da coletividade para fazer o mesmo trajeto, aumentando ainda mais o número de brasileiros que concretizam o sonho de conhecer ou viver na pátria-mãe Armênia. 

Aqui, neste mesmo portal, já trouxemos as impressões e depoimentos de vários voluntários brasileiros que passaram pelo programa como Yuri Kebian Omonte, Pedro Bogossian Porto, dentre outros. Agora é a vez de Renan falar.

 

Leia o depoimento abaixo:

“Barev Sireliner! Venho por meio deste contar um pouco sobre o que é o Birthright Armenia e para que serve!! 

O Birthright Armênia oferece aos jovens armênios da Diáspora a oportunidade de se conectarem à sua pátria ancestral. Os participantes do programa comprometem-se a ter pelo menos 30 horas de voluntariado por semana, em troca da oportunidade de viver com uma família de acolhimento local, melhorar as habilidades de língua armênia, conhecer e interagir com outros participantes de todo o mundo, viajar em uma excursão a cada fim de semana e adquirir conhecimento e educação sobre o país e a cultura através dos fóruns e encontros.

Uma experiência única na vida de cada um de vocês! Estou apenas no começo da minha jornada mais sei que vai ser incrível passar estes 6 meses aqui na Armênia com outras pessoas. Conhecer pessoas, ficar na casa de família, conhecer o que a Armênia oferece de melhor, ir em seus lugares históricos, nas igrejas, partes de lugares incríveis. Fazer excursões, se divertir, aprender mais a nossa língua!

Realmente é um programa que indico para todos!

Se realmente quiserem participar, entrem neste link (www.birthrightarmenia.org) e procurem ler tudo o que fala, pois realmente é encantador o lugar e a recepção que temos!”

 

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário