CulturaHamazkayinTudo

Recado de um brasileiro voluntariando na Armênia

O paulistano Renan Hagop Heghenian, membro ativo da Comunidade Armênia de São Paulo, é mais um brasileiro a embarcar rumo à Armênia para um período de 6 meses de intercâmbio como voluntário do programa Birthright Armenia.

Integrante Grupo de Danças Típicas Armênias “Kilikia”, Renan embarcou há poucos dias e já está na capital Yerevan se ambientando. Ele se juntou a mais 5 novos voluntários de origem armênia de diferentes países (Chile, Canada, Alemanha, Rússia e EUA).

Renan Hagop é o 3º a partir da direita


O Brasil praticamente formou sua comunidade diaspórica com refugiados do Genocídio Armênio – perpetrado a partir de 1915 pela Turquia Otomana. Agora, jovens da 2ª, 3ª e 4ª gerações após o Genocídio Armênio perpetrado pela Turquia otomana, estão tendo a chance de conhecer o país de seus antepassados.

Em fevereiro e março próximos, estão programadas as viagens de mais 4 jovens da coletividade para fazer o mesmo trajeto, aumentando ainda mais o número de brasileiros que concretizam o sonho de conhecer ou viver na pátria-mãe Armênia. 

Aqui, neste mesmo portal, já trouxemos as impressões e depoimentos de vários voluntários brasileiros que passaram pelo programa como Yuri Kebian Omonte, Pedro Bogossian Porto, dentre outros. Agora é a vez de Renan falar.

 

Leia o depoimento abaixo:

“Barev Sireliner! Venho por meio deste contar um pouco sobre o que é o Birthright Armenia e para que serve!! 

O Birthright Armênia oferece aos jovens armênios da Diáspora a oportunidade de se conectarem à sua pátria ancestral. Os participantes do programa comprometem-se a ter pelo menos 30 horas de voluntariado por semana, em troca da oportunidade de viver com uma família de acolhimento local, melhorar as habilidades de língua armênia, conhecer e interagir com outros participantes de todo o mundo, viajar em uma excursão a cada fim de semana e adquirir conhecimento e educação sobre o país e a cultura através dos fóruns e encontros.

Uma experiência única na vida de cada um de vocês! Estou apenas no começo da minha jornada mais sei que vai ser incrível passar estes 6 meses aqui na Armênia com outras pessoas. Conhecer pessoas, ficar na casa de família, conhecer o que a Armênia oferece de melhor, ir em seus lugares históricos, nas igrejas, partes de lugares incríveis. Fazer excursões, se divertir, aprender mais a nossa língua!

Realmente é um programa que indico para todos!

Se realmente quiserem participar, entrem neste link (www.birthrightarmenia.org) e procurem ler tudo o que fala, pois realmente é encantador o lugar e a recepção que temos!”

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

Deixe um comentário