No ultimo dia 29 de junho uma forte tempestade atingiu a região de Gegharkunik, localizada na cidade de Vartenis (sudeste da Armênia, a 170 quilometros da capital Yerevan). O resultado da incomum tormenta deixou dezenas de imóveis destelhados, carros destruídos, além de árvores arrancadas pela raiz. O abastecimento de eletricidade e gás também foram interrompidos.
Moradores dizem que essa foi a pior tempestade dos últimos cinquenta anos na região. Uma garota de 27 anos quebrou o pescoço após o desabamento de um telhado. Felizmente não foi registrada nenhuma vítima fatal.
O prefeito de Vardenis, Volodia Khloyan, está em viagem pela França e até o momento nenhuma autoridade emitiu nota oficial nem informou previsão de ajuda à população local.
Segundo o site Shamshyann.com, duas pessoas que se identificaram como funcionários do município foram até a região e apenas observaram o rastro de destruição deixado pela força da natureza. A população se revoltou com o descaso e protestou em frente à prefeitura da cidade, além de realizar o bloqueio da principal estrada da cidade.
Os manifestantes exigem auxílio imediato das autoridades, inclusive cobrando diretamente o primeiro-ministro Hovik Abrahamyan. Segundo algumas testemunhas, os manifestantes foram intimidados por policias que exigiam o fim do protesto. Os moradores foram orientados para que voltassem para suas casas, caso contrário teriam seus nomes incluídos em uma lista negra e não receberiam ajuda do governo.
Os moradores da região estão trabalhando em mutirões para melhor a situação enquanto aguardam uma postura oficial de ajuda dos governantes.
Abaixo, veja algumas fotos enviadas por uma colaboradora da região que prefere manter seu nome no anonimato:
Nos vídeos abaixo, veja a destruição causada pela tempestade.