EventosTudo

Entrevista de Bared Maronian para o Armenian Weekly

vanessaorphansofthegenocide1Continuando as atividades em rememoração aos 99 anos do Genocídio Armênio, o CNA- BRASIL convida a todos para participar do evento que vai ter a presença do diretor do filme “Orphans of the Genocide”, Bared Maronian vindo diretamente de Miami, Estados Unidos. 

No dia 11 de abril , às 20:30 horas no Salão Tchilian do Clube Armênio, o CNA- BRASIL recebe um dos mais importantes documentaristas armênios da atualidade, Bared Maronian, vindo diretamente de Miami (EUA), que irá apresentar o documentário “The Orphans of the Genocide” (legendado em português).

Bared concedeu entrevista para o companheiro Hovig Kouyoumdjian do CNA- MICHIGAN e que foi editada pelo Armenian Weekly quando do lançamento do curta em 2013 e que você lê, abaixo, com tradução do Portal Estação Armênia.

Entrevista com Bared no Armenian Weekly

Hovig Kouyoumdjian: Conte-nos sobre a sua experiência pessoal e sua carreira.
Bared Maronian – Eu nasci e cresci em Beirute, Líbano . Eu me formei na Universidade Haigazian e, como milhares de armênios me mudei para os Estados Unidos devido à guerra civil que eclodiu em meados da década de 1970. Meu interesse por cinema vem do meu amor pela fotografia que surgiu durante meus estudos secundaristas e universitários anos no Líbano. Quando mudei para a Flórida , participei de Palm Beach State College of Florida e do Instituto Transmissão de Palm Beach. Trabalhei também para a PBS [System Public Broadcasting ] em Miami, fazendo pós- produção de documentários nacionais e locais, concertos, espectáculos e entrevistas. Tive a sorte de ser quatro vezes vencedor do Emmy Award regional. Uma das minhas obras, um concerto de Willie Chirino , foi nomeado para um Grammy Latino. Cinco anos atrás, eu fundei a Equipe Armenoid especializada na produção de documentários tematicamente armênios e até agora produzimos quatro filmes armênios . Eu atualmente resido na Flórida, com minha esposa Lina e minha filha Kaliana.

HK: O que despertou seu interesse para fazer “Orphans of the Genocide”?
BM:
A inspiração veio de um artigo de Robert Fisk no Independent intitulado ” A Prova do Genocídio Armênio é Viver “, que internacionalizou as descobertas do pesquisador independente Missak Kelechian sobre um prédio de faculdade em Antoura , no Líbano, que já abrigou 1.000 órfãos do genocídio armênio destinado a turquificação por ordens diretas de autoridades otomanas . Depois de entrevistar os estudiosos e historiadores sobre o tema , ficou claro para nós que isso deveria ser filmado. Depois de três anos de pesquisas, a evidência da existência de centenas de milhares de órfãos do genocídio que sofreram pressões culturais foi esmagadora.

HK: Quando nos aproximamos do 100 º aniversário do Genocídio Armênio , como você gostaria que o documentário contribuísse para o reconhecimento? BM: Na Armenoid , nosso objetivo final é o de difundir a conscientização e prevenção de genocídio por meio de entretenimento educativo. Produção de filmes documentários é uma ferramenta educacional exemplar. Para não prejudicar a importância crucial de um bom livro ou um grande romance em contar uma história ou uma experiência humana única, o documentário tem uma paleta maior de elementos criativos para colocar em bom uso. Além de narrar a história um documentário realça efeitos visuais relacionados e complementando música ou canção, captando assim a atenção do espectador e retransmitir a mensagem , que neste caso é o conceito complexo de genocídio, sua consciência e sua prevenção. Nos últimos 10 anos, um bom número de cineastas armênios e estrangeiros relacionados com o genocídio têm produzido uma série de documentários de qualidade sobre este tema. Agora que estamos nas portas do 100o aniversário do genocídio armênio , devemos utilizar esta ferramenta educacional para a sua plenitude e incentivar cineastas profissionais e novatos para contar histórias de genocídio em documentários interessantes.

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário