Da RedaçãoTudo

Descoberta de pesquisador mexicano emociona a comunidade armênia de São Paulo

Armenia, survivor

Chake Avedissian e Carlos Antaramian Salas

Exclusivo para o Portal Estação Armênia.

O antropólogo e professor Dr. Carlos Antaramian, durante a apresentação do livro “Las Memorias de Mardiros Chitdjian, um sobrevivente do genocídio”, em evento realizado pelo CNA – Brasil no Clube Armênio em São Paulo, no dia 28 de março, destacou uma passagem da obra na qual Mardiros Chitdjian escreveu que se não fosse por um homem, ele e outros milhares de órfãos nunca teriam sobrevivido aos horrores do genocídio armênio e que ele deve ser lembrado por todos os armênios como um grande herói. Seu nome é Kud Mekhitarian.

Para alguns poderia ser apenas mais um armênio que ajudou seu povo durante o genocídio praticado contra os armênios pelos turcos-otomanos, mas para uma pessoa presente na apresentação de Antaramian, esse nome significava muito mais. Para Chake Avedissian, representante da Comunidade Armênia no CONSCRE da Assembleia Legislativa, o nome Kud Mekhitarian significava as melhores lembranças de sua vida. Kud Mekhitarian, que salvou quase 2500 órfãos armênios das investidas turcas, era ninguém menos do que seu saudoso pai.

A fala inesperada do Prof. Antaramian levou Chake Avedissian às lágrimas e o momento foi seguido por uma salva de palmas em memória de Kud, um momento de emoção impar na história recente da coletividade.

 Trata-se de mais uma história emotiva resultante da tragédia que se abateu sobre o povo armênio em 1915. Ao final Carlos Antaramian entregou alguns documentos enviados pela filha de Mardiros Chitdjian à Chake Avedissian.

Já encontra-se em andamento uma pesquisa acadêmica mais compelta acerca da história de Kud Mekhitarian que será levada a cabo pelo Prof. Dr. Carlos Antaramian e pelo historiador Prof. Heitor Loureiro. Os pesquisadores acreditam que a trajetória de Kud merece ser  explorada para compor mais um capítulo da história de sobrevivência do povo armênio.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Cultura

'Cantos de um Livro Sagrado' vence festival É Tudo Verdade

O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a…
Leia mais

5 Comentários

Deixe um comentário