Da Redação

Agradecimento ao BirthRightArmenia – Por: Philipe Arapian

Por: Armen Kevork Pamboukdjian –

Como alguns descendentes de Armênios no Brasil sabem, na Armênia existem organizações que visam um intercambio com trabalho voluntário para jovens descendentes de Armênios de todas as partes do mundo. Os jovens moram e trabalham na Armênia e tem a oportunidade de conhecer Armênios de todas as partes do planeta.

Uma dessas instituições é o Birth Right Armenia que já recebeu outros jovens da colônia Armênia do Brasil, e o jovem Philipe Arapian também participou numa estada na Armênias de quase 4 meses como voluntário.


Inclusive quando estive na Armênia com a delegação brasileira por ocasião dos V jogos Pan Armênios em agosto passado, encontrei com o Philipe em Yerevan e pude conversar um pouco com ele Nesta breve conversa consegui sentir e ver em seu semblante toda a satisfação em estar na terra dos seus antepassados.

Philipe se despediu da Armênia, já está de volta ao Brasil e publicou um belo texto de agradecimento no blog do Birth Right Armênia que lhe deu uma das maiores oportunidade da vida.

Aos interessados em trabalho voluntário na Armênia aqui vão alguns links de instituições:

Birth Right Armenia – http://www.birthrightarmenia.org/

Armenian Volunteer Corps – http://www.armenianvolunteer.org/

Projeto Ari Tun – http://aritun.mindiaspora.am/


Confira abaixo a reprodução na íntegra do texto.

Por Philipe Arapian (São Paulo, Brazil) –

O que posso dizer em tão pouco espaço sobre a oportunidade que o Birthright Armenia me proporcionou e proporciona há mais de 8 anos pra todos os armênios da Diáspora?

Tive uma das maiores experiências da minha vida, vivi por quase 4 meses no país dos meus ancestrais, aprendi a nossa língua materna, conheci lugares históricos e vivi o dia-a-dia de quem mora aqui e enfrenta todas as dificuldades de se morar em um país que ainda sofre muito por ser tão novo (embora tenha mais de 5000 anos de historia, possui somente 20 anos de independência).

A oportunidade que nos é oferecida de poder trabalhar aqui, morar tanto em Gyumri como em Yerevan (e até mesmo em um vilarejo) é uma oportunidade que nenhum armênio de qualquer parte do mundo pode deixar escapar.

Além disso, conhecer armênios do mundo todo, conhecer pessoas super importantes em nossos fóruns (com assuntos sempre muito interessantes), ter excursões sempre muito animadas e divertidas, além dos nossos “havaks” (com filmes e atividades sempre muito educacionais ajudando o país com um trabalho voluntário); enfim, é muito difícil encontrar algum argumento que consiga ir na direção contrária

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia tropeça duas vezes e vê sonho da Copa de 2026 se distanciar

Derrotas por 2×0 contra a Hungria e por 1×0 diante da Irlanda complicam campanha nos grupos —…
Leia mais
Da Redação

Seis clérigos armênios detidos em meio à crise entre Governo e Igreja Apostólica

Nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, seis clérigos da Igreja Apostólica Armênia foram detidos…
Leia mais
Artsakh

Autópsia da paz: Uma análise do discurso de Pashinyan na 80ª Assembléia Geral da ONU

Nikol Pashinyan, Primeiro-Ministro da Armênia, discursou no último dia 27 de setembro na 80ª…
Leia mais

2 Comentários

Deixe um comentário