Esportes

Armênia convence com goleada sobre Eslováquia

Texto por:  Sarkis Ampar Sarkissian

O jogo entre Eslováquia e Armênia válido pelas eliminatórias da Eurocopa 2012 nesta terça-feira, 6 de setembro, foi realmente memorável e já se anunciava como de fortes emoções, seria uma partida para frente, nenhum dos times iria se arriscar atuando na retranca, pois quem levasse a melhor poderia entrar para a zona classificatória.

O jogo era de extrema importância, pois em caso de vitória os eslovacos se garantiriam na zona de classificação. Já para a Armênia uma vitória poderia colocá-la na vice-liderança, caso a Rússia antecipasse sua classificação encima da Irlanda.

De um lado a Armênia que vinha de uma goleada de 3 a 0 fora de casa sobre a seleção de Andorra, do outro a Eslováquia visando se recuperar de um magro empate em 0 a 0 contra os irlandeses, também longe de seus domínios. No jogo de ida entre as duas seleções tinha ocorrido em Ierevan e a Armênia bateu os eslovacos pelo placar elástico de 3 a 1.

Sendo assim, uma hora antes da partida em Zilina, Eslováquia; Rússia e Irlanda deram início à oitava rodada das eliminatórias.

A Armênia precisava impor seu ritmo de jogo para que este não fosse mais um aspecto contrário, pois jogava longe de sua torcida e o nervosismo poderia causar erros que beneficiariam o adversário. O primeiro tempo foi marcado pela busca do domínio de bola, as duas equipes mantinham boas oportunidades, mas a Armênia sentia muitas dificuldades em finalizar suas jogadas.

Os melhores lances vieram dos eslovacos, com jogadas rápidas e ofensivas que se não fosse a inspiração do goleiro Roman Berezovsky em defender chutes certeiros e rebotes, abririam o placar já na primeira etapa.

As interrupções do árbitro polonês Marcin Borski para anotar faltas e atendimento aos jogadores levou os jogo à mais 4 minutos além do tempo regulamentar. A agressividade dos jogadores rendeu aos 37 minutos um cartão para o armênio Hrayr Mkoyan e aos 43 para o armeno-brasileiro Marcos Pizzelli , já aos 49 dos acréscimos a Eslováquia leva seu primeiro amarelo com Marek Cech.

Enquanto as notícias do jogo entre Rússia e Irlanda informavam um empate sem gols, a Armênia iniciava o segundo tempo com mais vontade, pois dependia de si só para subir à terceira colocação e brigar pelos primeiros lugares na próxima rodada. Assim a Armênia iniciou o segundo tempo mais focada, criando suas melhores jogadas de contra-ataque, porém com poucas chances de conclusão.

Karim Guédé, recebe cartão aos 7 e 3 minutos depois é substituído por Robert Jez, mas parece que a tentativa do técnico Vladimir Weiss em alterar os meias não intimidou os armênios e dois minutos depois Yura Movsisyan abre o placar para a Armênia com um belo chute indefensável de uma sobra do zagueiro Hrayr Mkoyan.

Mesmo com a vitória a Armênia não recuou e começou a ditar o jogo para desespero dos eslovacos, e aos 26 minutos em uma jogada individual o atacante Henrik Mkhtaryan lança uma bomba de fora da área e anota mais um para os armênios.

A Eslováquia se via na obrigação de atacar e com isso ficou mais violenta e não demorou para fazer suas substituições, com a saída do meia Vladimir Weiss e a entrada do atacante Stanislav Sestak, que levou cartão amarelo após um minuto de jogo. A Armênia preferiu poupar a estrela do time e tirou o meia Marcos Pizzelli para a entrada do atacante Edgard Manucharyan. O capitão eslovaco Marek Hamsik é advertido com um amarelo aos 30 minutos e mais uma alteração é feita para o lado da Eslováquia com a saída do zagueiro Marek Cech e entrada de mais um atacante, Erik Jendrisek.

Mas parece que as tentativas de mudança na equipe não surtiram efeito e dois minutos depois a Armênia aumenta a diferença com Gevorg Ghazaryan após receber um belo passe de Henrik Mkhitaryan dentro da área.

A esta altura os eslovacos já começavam a deixar o estádio e as vaias empurravam ainda mais o time armênio. Com o jogo garantido, o técnico Vardan Minasyan tira o autor do primeiro gol, Yura Movsisyan e coloca Artur Sarkisov já aos 40 minutos. Jan Durica e Miroslav Stoch levam mais dois amarelos para os eslovacos e o juiz acresce mais 5 minutos e o jogo prossegue com Sarkisov mostrando para o que entrou e anota com em um rebote no travessão o quarto gol do jogo para os armênios. A última alteração se deu logo após com a saída do meia Artur Edigaryan e entrada de Artur Yuspashyan.

A Armênia assume a terceira colocação com 14 pontos e agora depende de si para se classificar. O próximo jogo ocorre em 7 de outubro contra a Macedônia em casa e poderá decidir sua classificação no último jogo contra a Irlanda dia 11 de outubro em Dublin.

Veja o vídeo com os gols da partida:

 

Gols- Armênia

 

Eslováquia
 
Armênia
0
Gols marcados
4
8
Chutes à gol
9
5
Chutes para fora
6
7
jogadas de lateral
6
14
Faltas cometidas
9
6
Cartões amarelos
2
0
Cartões vermelhos
0

 

Próximos jogos:

07/10/2011
Eslováquia x Rússia
Armênia x Macedônia
Andorra x Irlanda

11/10/2011
Rússia x Andorra
Irlanda x Armênia
Macedônia x Eslováquia

 


 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia empata com a Croácia e mantém invencibilidade

Em partida amistosa, a seleção armênia conseguiu buscar um empate com os atuais vice-campeões…
Leia mais
EsportesTudo

Armênia vence a Estônia por 2 x 0 pela Liga das Nações da UEFA 2020

Na tarde de ontem, dia 8 de setembro, a Seleção Armênia de futebol venceu a Seleção da Estônia…
Leia mais
EsportesTudo

Seleção Armênia convocada para os amistosos contra Malta e Moldávia

Texto: Jonas Véras A Seleção de Futebol da Armênia iniciou nesta quarta-feira, dia 23 de maio…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário