Com informações do G1 –
Serzh Sargsyan reelegeu-se para mais um período de 5 anos como presidente da Armênia. Segundo as pesquisas de boca de urna, Sargsyan conta com cerca de 60% dos votos.
Sargsyan que tem 59 anos é um veterano da guerra contra o Azerbaijão, que foi travada pelo controle da região de Artsakh (Nargono Karabagh) anexada pelos soviéticos ao Azerbaijão em 1921.
O único rival que poderia fazer sombra a Sargsyan, o ex-ministro de Relações Exteriores, Raffi Hovhannissian obteve, segundo a pesquisa, cerca de 30% dos votos válidos.
Outro concorrente, o ex-dirigente soviético Paruir Hairikian que foi baleado no final do mês de janeiro, ainda durante a campanha eleitoral, obteve apenas 3% dos votos, assim como o ex-primeiro-ministro Hrant Bagratian.
Em 2008 Sargsyan foi eleito para seu primeiro mandato como presidente da Armênia, mas o resultado foi contestado na época pela oposição. Protestos e manifestações tomaram conta da capital Yerevan. Cerca de 10 pessoas morreram e muitos outros foram presos. Desta vez, a eleição foi fiscalizada por mais de 600 observadores internacionais.