Da RedaçãoTudo

Milhares protestam contra a reeleição de Sargsyan

Asbarez

Raffi-Hovannisian-at-Fresno

Raffi Hovannisian, o principal candidato da oposição na eleição presidencial da Armênia, reuniu milhares de protestantes na última quarta-feira (20) para mais uma vez afirmar que os resultados da apuração oficial dos votos são fraudulentos e exigir a renúncia do presidente Serzh Sargsyan.

O Protesto começou na Liberty Square em Yerevan imediatamente após expirar o prazo que havia sido dado no começo da semana para o presidente reeleito aceitar a renúncia.

Hovannisian, que se declarou o verdadeiro vencedor das eleiçoes, exigiu na terça-feira que Sargsyan o encontrasse e discutisse a “transferência de poder para o povo armênio.” Ele reiterou essa exigência enquanto se dirigia à multidão clamando “Vitória!” e “Presidente!” além de repetidamente se referir a votação de segunda como uma “eleição roubada”.

Mais cedo o secretário de imprensa presidencial, Armen Arzumanian disse que Sargsyan esta pronto para receber o líder da oposição criado pelos EUA no palácio presidencial a qualquer hora. “O presidente da República está sempre preparado para encontrar líderes de todas as forças políticas sempre que necessário” disse Arzumanian.

Ele também rejeitou as alegações de Hovannisian de fraude eleitoral e os pedidos de renuncia ao presidente. “Todas as missões de observadores internacionais concluíram que as eleições presidenciais de 2013 foram as melhores em 21 anos de história da República da Armênia… Diante desse cenário as declarações do Sr. Hovannisian causaram, no mínimo, perplexidade” concluiu Arzumanian.

Durante o protesto, Raffi apontou sua intenção de lançar uma campanha de protestos de rua, pedindo aos simpatizantes que se preparassem para uma “luta prolongada”. Ele revelou que aquela praça, que foi palco de muitos protestantes pós-eleição, foi “reservado” para um protesto do Partido Republicano de Sargsyan na tarde dessa quinta (21).

“Nós vamos esperar aqui até as 14h de amanhã ou o quanto for necessário para encontrá-lo e para que seja feita a cerimônia de transferência de poder aqui mesmo na Liberty Square” disse Hovannisian. “Devemos ficar aqui até a vitória. Dessa vez não será uma vitória moral. Será uma vitória de verdade.”

Ruben Tadevosian, um representante do Partido Republicano disse ao serviço de imprensa armênio que o protesto dessa quinta foi cancelado devido as declarações de Raffi.
17097_584423988253106_633160125_n

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.

Deixe um comentário