Via Armenews.com –
Os ministros das relações exteriores da Suécia, Polônia e da Bulgária pediram o bom andamento da eleição presidencial durante uma visita conjunta à Yerevan.
Os três se reuniram com o presidente Serge Sarkissian, com o primeiro ministro Tigran Sarkissian e com o ministro das relações exteriores Edouard Nalbandian e salientaram a importância do pleito de 2013 para a assinatura de um acordo entre a Armênia e a União Europeia.
“Nós vamos observar bem de perto essa eleição a fim de assegurar que o governo de vocês está comprometido com a melhora do processo eleitoral”, declarou o ministro búlgaro Nikolai Mladenov.
Os funcionários da UE ressaltaram que os últimos meses de aprofundamento das relações da Armênia com o “bloco dos 27” no âmbito do programa de parceria oriental da União Europeia está subordinado à condução das eleições.
As fontes oficiais armênias não fizeram nenhuma menção específica às declarações de Sikorski, Mladenov e Carl Bildt. A assessoria de imprensa de Sarkissian afirmou que ambas as partes saudaram os progressos realizados nas negociações em curso sobre o acordo de associação previsto pela parceira oriental.
Nalbandian espera que o próximo encontro de cúpula da UE que abordará a parceira oriental acontecerá em Vilnius, capital da Lituânia, em novembro de 2013.
Sikorski também anunciou que a Armênia e a União Europeia vão assinar na segunda-feira um acordo para facilitar as regras da UE no que diz respeito aos vistos para os cidadãos armênios, tema de maior importância no futuro acordo de associação.