EsportesTudo

Lenda romena pode ser novo técnico da Seleção Armênia

Armenpress – 

Gheorghe Hagi pode se tornar o novo técnico da equipe da seleção de futebol armênia. Segundo o “Armenpress”, citando o site onlinesport , o ex- jogador de futebol Gheorghe Hagi, que já jogou pelo Barcelona e Real Madrid , está entre os principais candidatos a se tornar o treinador da equipe.

Gheorghe Hagi é um ex- futebolista romeno. Ele foi um dos melhores meias atacantes na Europa entre os anos 1980 e 1990 e é considerado o maior futebolista romeno de todos os tempos . Os fãs do Galatasaray o chamavam de “Commandante” e os romenos o chamavam de “Regele” (O Rei) .

hagi-romaniaApelidado de “O Maradona dos Cárpatos” , é considerado um herói em sua terra natal. Ele já ganhou o prêmio de “Jogador do Ano ” em seu país sete vezes, e é considerado um dos melhores jogadores de futebol de sua geração. Foi famoso por sua excelente técnica e visão, capacidade de passe brilhante e finalização fantástica.

Jogou pela seleção romena em três Copas do Mundo , em 1990 , 1994 e 1998 , bem como em três Campeonatos Europeus de Futebol em 1984, 1996 e 2000. Jogou um total de 124 jogos pela Roménia, a segunda maior participação, depois de Dorinel Munteanu , e marcou 35 gols , o maior goleador da equipe.

Em novembro de 2003 , em celebração da UEFA , foi escolhido como Jogador de Ouro da Roménia pela Federação Romena de Futebol como o seu melhor jogador dos últimos 50 anos. Hagi é um dos poucos jogadores que jogou para ambos os clubes rivais espanhóis, Real Madrid e Barcelona.

Em março de 2004, foi nomeado por Pelé entre os melhores 125 jogadores de futebol vivos.

Começou sua carreira jogando nas equipes juvenis de Farul Constanta na década de 1970 , antes de ser selecionado pela Federação Romena de Futebol para se juntar ao elenco de Luceafărul Bucureşti, em 1980, por dois anos. Em 1982, ele retornou a Constança , mas um ano depois, com 18 anos , ele estava preparado para dar o passo para uma equipe de topo.

No inverno de 1987 Hagi foi transferido para o romeno Steaua Bucureşti quando a equipe se preparava para a final da Supercopa Europeia contra o Dynamo Kyiv . O contrato original era para um jogo só , a final. No entanto , depois de ganhar o troféu , onde Hagi marcou o único gol do jogo, o Steaua não queria liberá-lo de volta ao Sportul Studenţesc e manteve-o na equipe. Durante seus anos no Steaua (1987-1990) , Hagi jogou 97 jogos da Liga I , marcando 76 gols. Ele e a equipe chegaram a semifinal da Taça dos Campeões Europeus em 1988 e à final no ano seguinte . Hagi e Steaua foram os campeões da Roménia em 1987, 1988 e 1989, bem como ganharam a Cupa României em 1987, 1988 e 1989.

Após a Copa do Mundo de 1990, ele foi contratado pelo Real Madrid. O La Liga pagou 4,3 milhões de dolares para o Steaua Bucureşti por ele. Hagi jogou duas temporadas com o Real Madrid e, em seguida, foi vendido ao Brescia.

Começou a temporada 1992-1993 com o Brescia , mas na primeira temporada o clube foi rebaixado para a Série B , na temporada seguinte Hagi ajudou o Brescia a vencer a Serie B e ser promovido para a Série A. Após uma participação memorável durante a Copa do Mundo de 1994, Hagi assinou com o Barcelona.

Depois de dois anos jogando no FC Barcelona, ​​Hagi se transferiu para o Galatasaray . Neste, foi bem-sucedido e altamente popular entre os adeptos turcos . Hagi e o técnico Fatih Terim construiram uma equipe que iria ganhar quatro campeonatos consecutivos . Ao longo dos anos, o Galatasaray, liderado por Hagi, conseguiu vencer a Taça UEFA, depois de derrotar o Arsenal na final. Isto após ganhar a Supercopa Européia Cup com uma vitória histórica contra o ex-clube Real Madrid . Ambos os feitos foram inéditos, e continuam a ser inigualáveis na história do futebol turco . A histeria em massa causada por essas vitórias em Istambul aumentava a popularidade de Hagi ainda mais com os fãs e fez o francês ex-internacional Luis Fernández dizer que ” Hagi é como o vinho , quanto mais velho fica, melhor .” Em 2000, com a idade de 35 anos, Hagi teve os melhores dias de sua carreira ganhando todos os troféus possíveis com o Galatasaray . Quando se aposentou , em 2001 , manteve-se um dos jogadores mais amados entre os turcos e romenos. Hagi é muito elogiado pelos torcedores do Galatasaray e é temido por muito torcedores do Fenerbahce SK . O canto clássico “Eu te amo Hagi ” foi adotado pelos torcedores desde sua chegada ao Galatasaray SK.

Hagi fez a sua estreia pela seleção da Roménia com a idade de 18 anos, em 1983, em um jogo contra a Noruega jogou em Oslo. Ele fez parte da equipe romena até 2000.

Liderou a equipe romena para o seu melhor desempenho da Copa do Mundo em 1994 , onde a equipe chegou às quartas de final antes de ser eliminada pela Suécia na disputa de pênaltis . Marcou três vezes no torneio, incluindo um gol memorável em sua surpreendente vitória por 3-2 da potência Sul americana e anterior vice-campeã Argentina. No primeiro dos jogos da fase de grupos, contra a Colômbia , Hagi marcou um dos gols mais memoráveis ​​do torneio , encobrindo o goleiro colombiano Oscar Córdoba , que foi pego adiantado. Foi relacionado na Equipe do Torneio.

Quatro anos mais tarde, após a Copa do Mundo de 1998, Hagi decidiu se aposentar da seleção, apenas para mudar de idéia depois de alguns meses e jogar no Campeonato Europeu de Futebol de 2000, durante o qual ele foi expulso na derrota para a Itália nas quartas de final.

Hagi se aposentou do futebol profissional em 2001, aos 36 anos de idade , em um jogo chamado “Gala Hagi” no dia 24 de abril. Ele ainda detém o recorde de maior artilheiro da equipe nacional romena.

Matérias Relacionadas
Esportes

Seleção Armênia estreia com vitória na Liga das Nações B

Armênia luta por uma vaga na primeira divisão europeia. No último sábado, 04 de junho, a…
Leia mais
Esportes

Pyunik é campeão da Armenian Premier League 2021/22

Equipe de Yerevan conquista o título pela 15ª vez Na ultima terça-feira 24 de maio, o Pyunik…
Leia mais
Esportes

Alashkert contrata os brasileiros Nixon e Matheus Alessandro

Jogadores com passagem por Flamengo e Fluminense reforçam a equipe de Yerevan O Alashkert…
Leia mais

Deixe um comentário