Da RedaçãoTudo

Novo representante dos EUA no grupo de Minsk

amb_warlick5O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, nomeou um novo co-presidente estadunidense para o Grupo de Minsk da OSCE (Organização de Segurança e Cooperação da Europa), que há um longo tempo vem tentando encontrar uma solução pacífica para o conflito de Nagorno-Karabakh .

O diplomata James Warlick, com experiência em conflitos como Afeganistão e Paquistão, assume o cargo. Ele foi embaixador dos EUA na Bulgária e vice-secretário adjunto de Estado. Kerry justificou assim a escolha: “Ele é um diplomata de primeira linha e eu tenho certeza que ele vai fazer um grande trabalho nesta posição que é muito delicada”. A nota oficial ainda acrescenta: “Os Estados Unidos continuam firmemente empenhados em ajudar as partes a chegar a uma solução pacífica e duradoura para o conflito de Nagorno-Karabakh”

Em declaração conjunta em 18 de junho, os presidentes Obama dos EUA, Putin da Rússia e Hollande da França apelaram às partes para se concentrarem com energia renovada nas questões a serem resolvidas, notando que os líderes devem preparar o seu povo para a paz, não para a guerra.

O ex-representante estadunidense no grupo, Robert Bradtke, completou sua missão, em dezembro do ano passado, e foi temporariamente substituído por outro funcionário do Departamento de Estado, Ian Kelly.

Ao ser perguntado sobre a mudança, o Diretor Executivo do Comitê Nacional Armênio da América (ANCA), Aram Hamparian disse: “Nós podemos oferecer conselhos e orientação para o embaixador Warlick que vai ocupar uma posição muito importante, já que a Casa Branca tem um compromisso público com o povo americano para trabalhar por uma solução duradoura para o conflito sobre Nagorno-Karabakh. Isso passa certamente pelos fundamentos políticos dos EUA baseados nos princípios da democracia e da autodeterminação “

Matérias Relacionadas
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais
Da Redação

Azerbaijão inicia ofensiva militar em grande escala contra a Armênia na região de Sotk

Fontes : Diario Armenia O Exército do Azerbaijão iniciou uma ofensiva…
Leia mais

Deixe um comentário