Da RedaçãoTudo

Novo representante dos EUA no grupo de Minsk

amb_warlick5O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, nomeou um novo co-presidente estadunidense para o Grupo de Minsk da OSCE (Organização de Segurança e Cooperação da Europa), que há um longo tempo vem tentando encontrar uma solução pacífica para o conflito de Nagorno-Karabakh .

O diplomata James Warlick, com experiência em conflitos como Afeganistão e Paquistão, assume o cargo. Ele foi embaixador dos EUA na Bulgária e vice-secretário adjunto de Estado. Kerry justificou assim a escolha: “Ele é um diplomata de primeira linha e eu tenho certeza que ele vai fazer um grande trabalho nesta posição que é muito delicada”. A nota oficial ainda acrescenta: “Os Estados Unidos continuam firmemente empenhados em ajudar as partes a chegar a uma solução pacífica e duradoura para o conflito de Nagorno-Karabakh”

Em declaração conjunta em 18 de junho, os presidentes Obama dos EUA, Putin da Rússia e Hollande da França apelaram às partes para se concentrarem com energia renovada nas questões a serem resolvidas, notando que os líderes devem preparar o seu povo para a paz, não para a guerra.

O ex-representante estadunidense no grupo, Robert Bradtke, completou sua missão, em dezembro do ano passado, e foi temporariamente substituído por outro funcionário do Departamento de Estado, Ian Kelly.

Ao ser perguntado sobre a mudança, o Diretor Executivo do Comitê Nacional Armênio da América (ANCA), Aram Hamparian disse: “Nós podemos oferecer conselhos e orientação para o embaixador Warlick que vai ocupar uma posição muito importante, já que a Casa Branca tem um compromisso público com o povo americano para trabalhar por uma solução duradoura para o conflito sobre Nagorno-Karabakh. Isso passa certamente pelos fundamentos políticos dos EUA baseados nos princípios da democracia e da autodeterminação “

Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais

Deixe um comentário