Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Presidente interino do Egito reconhece o genocídio armênio

Por Jean Eckian, via Armenews.com

Pelo Twitter, presidente interino do Egito reconhece o genocídio armênio

Pelo Twitter, presidente interino do Egito reconhece o genocídio armênio

Numa possível retaliação às declarações do primeiro ministro turco Recep Tayyip Erdogan que em declarações recentes condenou o “golpe de Estado” no Egito, reconhecendo o islamita Mohamed Morsi como o único representante legítimo do povo egípcio, Adly Mansour, presidente interino do Egito, publicou ontem, 17 de agosto, na sua conta no Twitter, uma declaração de reconhecimento do genocídio armênio. A declaração deverá ser oficialmente apresentada e assinada pela representação egípcia na Organização das Nações Unidas na próxima segunda-feira.

“Nossos representantes na ONU assinarão o documento internacional que reconhece o genocídio armênio cometido pelo exército turco e que levou à morte de um milhão de pessoas”, indicou na mensagem no Twitter.

A Turquia e o Egito chamaram seus respectivos embaixadores para consultas.

Alguns dias antes, como indicou Appo Jabarian no seu editorial no USA Armenian Life Magazine, Essam Kamel, redator-chefe do mais importante jornal independente egípcio, “Veto”, publicara um editorial  enfático condenando a sombra do passado genocidário da Turquia otomana.

Em resposta à correspondência endereçada a Appo Jabarian, Essam Kamel declarou que “a posição que nós adotamos está conforme os princípios mais elementares da humanidade (…) Aquilo que eles (os otomanos) fizeram contra vossos ancestrais é indescritível e vossa luta pelo reconhecimento internacional é honrada e nós compartilhamos vossa luta com todos os meios que estão ao nosso alcance. É uma honra fazê-lo”

Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais

Deixe um comentário