EventosTudo

Os 6 anos que mudaram o mundo Armênio: Palestra do Fundo Armênia Brasil

O Fundo Armênia traz ao Brasil Migirdic Migirdicyan diretamente de Toronto Canadá para esse importante evento.

 

MgrditchA Comunidade Armênia de São Paulo vai ter a oportunidade de entender ainda mais a realidade de Artsakh/Karabagh no próximo dia 25 de agosto às 17 horas no Clube Armênio quando o Presidente do Fundo Armênia Filial Toronto, Sr. Migirdic Migirdicyan, vai apresentar uma importante abordagem dos trabalhos da instituição.

 Nascido em Istambul, estudou no Colégio Armênio Mekhitarian e no Robert College da mesma cidade, graduando-se em Engenharia Mecânica. Especialista em softwares trabalhou na Alemanha e depois muda-se definitivamente para o Canadá. Ele é o criador da primeira fonte em alfabeto armênio para o para editor de texto de computadores.

Sempre ligado a vida armênia, é membro do Conselho do Zoryan Institute do Canadá e desde 1993 é um dos fundadores e Presidente do Fundo Armênia – Filial Toronto.

Durante o conflito de Karabagh esteve diversas vezes nas regiões mais afetadas pela guerra criando laços muito fortes com o povo de Artsakh.

Em reconhecimento aos vários anos de trabalho e dedicação em prol de Karabakh, Sr. Migirdicyan foi agraciado com três medalhas presidenciais. E a medalha recebida em 2009, que traz o nome de Vatchagan Barebachd, um dos reis de Artsakh no século VI d.C., é o mais significativo, pois esta medalha costuma ser oferecida aos nativos de Karabakh, e ele foi o primeiro armênio da Diáspora a merecê-la. 

O evento, além da sua importância natural, terá disponibilidade de 150 equipamentos para tradução simultânea.

Lembre-se: Sábado, dia 25 de agosto às 17 horas no Clube Armênio.

 

Sobre Nagorno Karabakh (Artsakh)

Nagorno Karabakh é uma região autonoma com maioria da população armênia. Em 1921 quando Armênia e Azerbaijão passaram a fazer parte do bloco sovético, Joseph Stalin anexou a região historicamente armênia ao Azerbaijão. O conflito entre os dois países explodiu quando ambos ainda eram repúblicas soviéticas e remonta ao ano de 1988. A guerra foi provocada em partes pela limpeza étnica realizada pelos azeris contra os armênios em Sumgait e pelo declínio da União Soviética, quando os armênios viram a possibilidade de reaver suas terras ancestrais.

A Guerra de Karabakh foi travada entre 1991 (quando a República de Nagorno-Karabakh foi proclamada) a 1994, quando um cessar-fogo foi selado pela Armênia, NKR e Azerbaijão). A maior parte de Nagorno Karabakh é uma zona de segurança que consiste em sete regiões que estão sob controle do exército de defesa da república. Desde 1992, Armênia e Azerbaijão mantém conversações de paz mediadas pelo Grupo Minsk da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) dirigido conjuntamente pela Rússia, França e Estados Unidos.

 

Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Cultura

'Cantos de um Livro Sagrado' vence festival É Tudo Verdade

O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a…
Leia mais

Deixe um comentário