CulturaTudo

Localizado na Armênia, Carahunge é o observatório astronômico mais antigo do mundo

O History Channel (canal de tv a cabo) veiculou há algum tempo, em sua programação brasileira, um documentário que aborda as mais famosas e misteriosas construções antigas ao redor do mundo. Intitulado “Stars & Stones – Unexplained Structures (2010)” o documentário cita a Armênia em um dos episódios, mais especificamente a região de Sisian, localizada a cerca de 200 km da capital Yerevan.

Nesta localidade existem restos de monumentos pré-históricos constituídos por centenas (cerca de 230) de “Standing Stones” (pedras em pé) de basalto espalhados em uma área territorial de cerca de 7 hectares. 

Segundo alguns arqueólogos, o sítio ganhou o nome de Carahunge, pois deriva das palavras de origem armênia “Kar” (Pedra) e “Huntch” (soar, falar, etc).

Grande parte das pedras do sítio arqueológico são lisas e possuem buracos de 4 a 5 cm de diâmetro, cujos ângulos são dirigidos a diferentes pontos do horizonte. Em armênio o local é conhecido como “Zorats Karer”, termo que significa “Pedras Anfitriãs”.

A idade do observatório astronômico armênio foi estimado em 7500 anos ou mais. Este dado foi precisamente apurado levando em conta leituras do movimento do Sol, da Lua e das estrelas, se utilizando de quatro métodos astronômicos independentes com base em teorias que explicam a alternância de posição do eixo de inclinação da Terra.

Além das standing stones, no local também existem pedras talhadas com hieroglifos antigos misteriosos que os arqueólogos tentam, sem sucesso, explicar o significado. 

Assista o documentário abaixo (Legendas em português clique em cc e escolha o idioma):

Para pesquisas, imagens e outras informações, visite o site oficial em: www.carahunge.com

O leitor que tiver interesse em saber mais sobre “Carahunge”, há uma formidável matéria publicada pelo blogueiro canadense Krikor Tersakian, que também contém as teorias da nomenclatura do local. Para a leitura da matéria referida, clique aqui.

O Professor Paris Herouni, Presidente do Instituto de Pesquisa radiofísica de Yerevan e membro da Academia Nacional Armênia da Ciência, realizou pesquisas no local em 1994. Para acessar os dados acima citados, clique aqui.

 

Texto: Armen Kevork Pamboukdjian

Pauta: Sossi Amiralian (Informativo Armênia) 

Colaboração: Michelle Magarian Mekhalian

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário