Neste domingo, dia 19, aconteceu a 19ª edição do Junior Eurovision Song Contest em Paris.
Dezenove países participaram sob o slogan “Imagine”, e após duas horas de show, a interprete Maléna, da Armênia, foi declarada campeã o com a música “Qami Qami”. É a segunda vitória da Armênia no Junior Eurovision.
O show foi transmitido ao vivo do La Seine Musicale em Paris e foi apresentado por Carla, Élodie Gossuin e Olivier Minne.
Maléna foi coroada vencedora com base na votação de júris nacionais em todos os 19 países concorrentes. Pela quinta vez, os espectadores de todo o mundo também puderam votar em suas músicas favoritas em duas oportunidades: votação online antes do show, baseada em trechos de ensaio, e a votação online durante o show, onde os espectadores puderam votar 15 minutos após a última apresentação.
Os júris nacionais e a votação online determinaram cada um 50% do resultado final.
Maléna
Մալենա
Maléna tem 14 anos e mora em Yerevan, na Armênia. Seu nome verdadeiro é Arpine Martoyan (Արփինե Մարտոյան). Ela é cantora, compositora e violoncelista.
Em 2018, Maléna participou da seleção nacional armênia para o Junior Eurovision Song Contest 2018 com a música “Par”. Ela terminou em 8º na semifinal.
Em 2020, Maléna foi internamente selecionado pela emissora armênia para ser representante no Junior Eurovision do ano passado, mas a Armênia se retirou do concurso daquele ano enquanto enfrentava uma guerra pela defesa dos territórios de Artsakh.
Em 2021, ela foi novamente selecionada internamente para o festival com uma nova canção.
História do Junior Eurovision
Em 2000, a emissora dinamarquesa Denmark’s Radio (DR) realizou um concurso de música para crianças e, em 2002, o “MGP Nordic” foi realizado junto com a Suécia e a Noruega. Foi então que a EBU teve a ideia de um concurso de música com crianças, e o primeiro Junior Eurovision Song Contest foi realizado em 2003 em Copenhagen, com 16 países participantes.
Naquela época, o Junior Eurovision era baseado em entretenimento para crianças de toda a Europa. Posteriormente, transformou-se numa cópia da “Eurovision adulto”, sem a alma e a atmosfera única de outrora.
O Junior Eurovision está recebe apenas jovens de 9 a 14 anos.