Artsakh

Prefeito de Boston anula dia de Khojaly criado por lobby azeri

Fontes :

O prefeito da cidade de Boston, em Massachusetts nos EUA, Martin J. Walsh, proclamou no último dia 26 de fevereiro o Dia de Comemoração de Khojaly. A proclamação cita o Observatório de Direitos Humanos afirmando que este foi o maior massacre da década de 1990 e que foi cometido pelas forças armadas armênias com o apoio de um regimento de rifles da Rússia soviética.

A proclamação foi adotada por iniciativa de Roza Shahzade, diretora do Centro do Azerbaijão, com sede em New England. Além disso, os azerbaijanos realizaram uma manifestação na Harvard Square em Cambridge para rememorar o 29º aniversário dos assassinatos de Khojaly. Alguns dos cartazes exibidos usaram a palavra genocídio para descrever o evento Khojaly, em contradição com a definição do termo.

O massacre em Khojaly aconteceu em 26 de fevereiro de 1992 durante a guerra de Nagorno-Karabakh (atual Artsakh). Na ocasião, as tropas armênias se preparavam para invadir a cidade que era localizada em uma importante rodovia de ligação do país. Dias antes, alertas foram emitidos para a evacuação de civis da cidade e um corredor foi assegurado para que a população pudesse ser deslocada em segurança. Na madrugada do dia 26, no entanto, um destacamento de civis turcos mesquécios, minoria social no Azerbaijão, foi deslocado pelas tropas azeris para a frente de batalha com os armênios e usados como “escudos humanos” durante o confronto. O massacre foi explorado pelo Azerbaijão para pressionar a queda do então presidente do país Ayaz Mutalibov e como propaganda anti-armênia desde então.

No dia 3 de março, Martin J. Walsh, anunciou em uma carta dirigida à comunidade armênia da Grande Boston que estava rescindindo a proclamação emitida por seu escritório para o Dia de Comemoração de Khojaly no final de fevereiro, e se desculpou por sua promulgação.

Prefeito Martin J. Walsh

“Infelizmente, isso foi feito sem nosso processo de revisão típico, que inclui consultar todos os potencialmente afetados”. Conversas com líderes da comunidade armênio-americana deixaram claro que a proclamação foi particularmente dolorosa, disse ele, agradecendo-lhes por trazerem respeitosamente este assunto à sua atenção.

Em sua carta, ele expressou sua gratidão pelo relacionamento da cidade de Boston com o povo armênio, mencionando a criação do Parque do Patrimônio Armênio e a rememoração do centenário do Genocídio Armênio em 2015. Ele declarou: “Continuo a ter orgulho de apoiar os armênio-americanos em Boston e nas áreas vizinhas”, e agradeceu aos armênios por sua contribuição à vida cívica.

Muitos armênios contataram o gabinete do prefeito depois de tomarem conhecimento da proclamação de Khojaly, e muito rapidamente o oficial de comunicações do prefeito emitiu um pedido de desculpas por meio do semanário Mirror-Spectator no último 2 de março.

O xerife de Middlesex, Peter J. Koutoujian, desempenhou um papel fundamental devido à sua amizade de longa data com o prefeito. Koutoujian declarou: “Quando vi a proclamação do prefeito pela primeira vez, estendi a mão para ele imediatamente, porque sabia que não soava como Marty. Digo isso porque conheço Marty desde 1996, quando nos candidatamos. Ambos começamos na Câmara dos Representantes no mesmo ano. Sua aula em um corpo legislativo é algo que realmente os une e os une, tanto que vocês mantêm uma amizade muito próxima e duradoura ao longo desses tantos anos. E o bom é que ambos servimos em cargos públicos, então nos vemos e compartilhamos isso também. ”

O prefeito não apenas compareceu a vários eventos de comemoração do Genocídio Armênio ao longo dos anos e assinou resoluções de reconhecimento do Genocídio, mas também falou em compromissos no Parque do Patrimônio Armênio em Boston e até visitou o Bairro Armênio em Jerusalém.

Koutoujian relembrou: “Viajamos juntos para Jerusalém e eu ia visitar o bairro armênio. Ele pediu para ir junto. Eu sei que esta é uma memória muito especial para ele porque ele fala sobre isso o tempo todo.”

O xerife afirmou que assim que entrou em contato com o prefeito, este entendeu a situação e se sentiu mal, então pediu a Koutoujian que marcasse um encontro com um grupo de líderes comunitários armênios. Naquela reunião, disse Koutoujian, o prefeito não hesitou em reconhecer que isso era algo que não deveria ter acontecido.

Walsh aceitou a responsabilidade ali e na carta. O contexto a ser entendido é que Walsh está em processo de transição para se tornar o Secretário do Trabalho dos Estados Unidos, o que gera uma grande rotatividade em seu escritório.

Koutoujian disse: “Agradeço sua franqueza e seu respeito por nossa comunidade. Não é fácil, pois há muita coisa acontecendo para ele agora, mas ele se deu ao trabalho de fazer isso. Estou orgulhoso do meu amigo Marty Walsh e estou orgulhoso da nossa comunidade, porque se envolveu com ele de uma forma respeitosa e ele respondeu da mesma maneira. ”

O copresidente da Assembleia Armênia da América, Anthony J. Barsamian, respondeu à ação do prefeito, afirmando: “Agradecemos ao prefeito Walsh e apreciamos muito a franqueza e o compromisso do prefeito em fazer a coisa certa. Também gostaria de agradecer aos companheiros de Boston Peter Koutoujian, Berj Najarian e Aram Kaligian por seu importante trabalho neste assunto. ”

Koutoujian concluiu: “Isso é importante, por isso digo muito: podemos continuar como uma comunidade a educar uns aos outros e lembrar uns aos outros sobre o Genocídio Armênio e o que está acontecendo em Artsakh, mas nosso grande poder é quando educamos a comunidade não-armênia. […] Este é o benefício de ter os não armênios se tornando parte de nossa comunidade, tornando-se parte de nossa família e entendendo o que passamos. Este é um dia de orgulho para nossa comunidade. Vimos uma injustiça, agimos e fomos reconhecidos, não apenas por nossa defesa pontual, mas por anos de um relacionamento positivo e educando as pessoas sobre o que é ser armênio. Este é um bom dia para nós.”

Veja a carta na íntegra:

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário