Da Redação

Armênia reconhece o Estado da Palestina

Fontes :

O Ministério das Relações Exteriores da Armênia anunciou nesta sexta-feira (21) o reconhecimento oficial do Estado da Palestina.

A Armênia manifestou apoio a uma solução de dois Estados para o conflito israel-palestina e pediu a instauração imediata de uma trégua na Faixa de Gaza. O comunicado do ministério reafirma o respeito ao direito internacional e aos princípios de igualdade, soberania e coexistência pacífica dos povos.

A decisão da Armênia segue o reconhecimento oficial da Palestina por outros países, incluindo Espanha, Irlanda, Noruega e Eslovênia. A situação humanitária em Gaza e o conflito militar em curso são questões urgentes que requerem resolução, e a Armênia se une à comunidade internacional na busca por uma paz duradoura no Oriente Médio. Acredita-se que o princípio dos “dois estados” seja fundamental para garantir as aspirações legítimas tanto dos palestinos quanto dos israelenses.

Veja abaixo a nota oficial do Ministério das Relações Exteriores:

“A situação humanitária catastrófica em Gaza e o conflito militar em curso são uma das principais questões da agenda política internacional que requer resolução. A República da Armênia rejeita categoricamente o ataque a infra-estruturas civis, a violência contra a população civil e a tomada de reféns e captura de civis durante o conflito armado e junta-se às exigências da comunidade internacional para a sua libertação sem condições prévias.

A República da Armênia aderiu às resoluções da Assembleia Geral da ONU, que apelam a um cessar-fogo imediato em Gaza. Além disso, a República da Armênia está sinceramente interessada no estabelecimento da paz e da estabilidade no Oriente Médio, no estabelecimento de uma reconciliação duradoura entre os povos judeu e palestino. Em várias plataformas internacionais, sempre defendemos uma resolução pacífica e abrangente da questão palestina e apoiamos o princípio dos “dois estados” de solução do conflito. Estamos convencidos de que esta é a única forma de garantir que os palestinos e os israelitas possam realizar as suas aspirações legítimas

Com base no acima exposto e reafirmando o seu compromisso com o direito internacional e os princípios de igualdade, soberania e coexistência pacífica dos povos, a República da Armênia reconhece o Estado da Palestina.”

Matérias Relacionadas
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais
Da Redação

AMADEE-24: Marte aterrissa na Armênia

Fontes : ArmRadio, OEWF O Fórum Espacial Austríaco, em cooperação…
Leia mais

Deixe um comentário