ArtsakhTudo

Armênia abre requerimento contra o Azerbaijão na Corte Europeia de Direitos Humanos

O governo da Armênia entrou com um requerimento interestadual contra o Azerbaijão na Corte Europeia dos Direitos Humanos na última semana, afirmando que Baku violou várias convenções internacionais durante e depois de desencadear uma guerra contra Artsakh, disse o representante da CEDH da Armênia em comunicado.

Corte Europeia dos Direitos Humanos em Estrasburgo, França.

Especificamente, o governo armênio afirma que o Azerbaijão violou o direito à vida, de proibição da tortura e tratamento desumano, o direito à liberdade, o direito à propriedade, o direito à vida pessoal e familiar, o direito à educação, bem como vários outros de convenções internacionais que protegem os direitos da população em Artsakh e na Armênia.

Entre outras coisas, o governo levantou questões relativas à proteção dos direitos dos prisioneiros de guerra, prisioneiros civis, pessoas deslocadas, pessoas falecidas e feridas e seus parentes, bens pessoais perdidos, bem como os direitos dos repórteres locais e internacionais. Uma vasta quantidade de evidências foi apresentada junto com o requerimento.

“O requerimento interestadual é uma etapa essencial para desencadear uma ação legal internacional pela Armênia. É também digno de nota que este é o primeiro requerimento interestadual apresentado pela Armênia ao CEDH”, disse o comunicado.

O representante da CEDH da Armênia, Yeghishe Kirakosyan, disse à Armenpress que o tribunal analisará meticulosamente a queixa da Armênia contra o Azerbaijão, cujas violações, segundo ele, serão registradas.

“O volume de evidências detalhando as violações [do Azerbaijão] é muito vasto e é por isso que as demandas foram apresentadas em detalhes sucintos. A expectativa final é uma certa compensação pela violação dos direitos de pessoas específicas, estou falando sobre danos materiais e imateriais”, disse Kirakosyan, que também afirmou que o valor específico dos danos será discutido quando o tribunal examinar o caso.

Fontes :
Asbarez, ArmenPress
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário