Da RedaçãoTudo

Milhares de manifestantes em Yerevan exigem a renúncia de Pashinyan

Fontes :

O Movimento de Salvação da Pátria, partido da oposição, no sábado, dia 20 de fevereiro, organizou uma manifestação de protesto atraindo milhares de apoiadores que juntaram suas vozes para exigir a renúncia do primeiro-ministro Nikol Pashinyan, que assinou o acordo de 9 de novembro que previa a rendição de vastas porções de Artsakh, incluindo Shushi.

Os organizadores escolheram o dia 20 de fevereiro para a manifestação por coincidir com o 33º aniversário do início do Movimento de Libertação de Karabakh, quando centenas de milhares de armênios, em um movimento sem precedentes, inundaram as ruas de Yerevan e Stepanakert exigindo a reunificação de Artsakh com a Armênia.

No início da manifestação, o candidato do Movimento de Salvação da Pátria a primeiro-ministro, Vazgen Manukyan, disse que os armênios podem renascer do atual estado de derrota sob uma condição: as autoridades atuais devem ser “expulsas”.

“Não só temos que recuperar o que perdemos, mas temos que construir o país com que sonhamos”, disse Manukyan, acrescentando que o país deve rejeitar as autoridades atuais, porque se “elas forem substituídas por pessoas que incentivem desigualdade, falsificação de eleições e desvio de dinheiro, então não teremos alcançado nossos objetivos. ”

Ele continuou: “para construir o país dos nossos sonhos, em primeiro lugar, devemos reconstruir nosso exército, garantir nossa segurança, que deve ser defendida não por soldados russos, mas pelas Forças Armadas Armênias.”

Manukyan também disse que a Armênia deve fortalecer suas relações com aliados, como a China e qualquer outro país que esteja em desacordo com a Turquia.

“33 anos desde o início do Movimento Artsakh nesta praça histórica, neste dia histórico devemos abrir uma nova página brilhante para o povo armênio”, disse o presidente do Conselho Supremo da Federação Revolucionária Armênia, Ishkhan Saghatelyan, que também é o coordenador do o Movimento de Salvação da Pátria.

Ele elogiou os milhares que compareceram ao protesto, apesar do frio extremo e da neve, dizendo: “hoje vocês deram uma tapa na cara nas autoridades, que estão dizendo que esse movimento morreu e que o povo se acostumou com a situação [atual]. ”

Saghatelyan disse que essa manifestação popular deve se tornar uma luta por justiça. Ele prometeu que o movimento continuará seus esforços nos próximos dias.

Outros que falaram no comício, incluindo o ex-primeiro-ministro da Armênia e o líder do partido “Liberdade”, Hrant Bagratyan; membro do ARF e diretor político da Yerkir Media, Gegham Manukyan; a ex-ministra da Justiça da Armênia e membro do conselho do Movimento de Salvação Nacional, Arpine Hovhannisyan; o ex-ministro da Defesa da Armênia, Seyran Ohanyan; líder do Partido Próspero da Armênia Gagik Tsarukyan; e o cientista político Gegham Nazaryan.

Na conclusão da manifestação, os organizadores pediram aos manifestantes que se dividissem e marchassem em quatro direções diferentes, bloqueando os principais cruzamentos de ruas no centro de Yerevan. A polícia de choque não tentou dispersá-los e, em vez disso, protegeu edifícios governamentais importantes.

O Movimento de Salvação da Pátria organizou outro comício em Yerevan na segunda-feira.

Matérias Relacionadas
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais
Da Redação

Azerbaijão inicia ofensiva militar em grande escala contra a Armênia na região de Sotk

Fontes : Diario Armenia O Exército do Azerbaijão iniciou uma ofensiva…
Leia mais

Deixe um comentário