AYF/Armenian Weekly
Devido à disseminação do COVID-19, a Armênia está em estado de emergência desde 16 de março. O transporte público não está disponível e várias atividade econômicas no país estão limitadas. Como resultado, as taxas de desemprego aumentaram principalmente por demissões forçadas.
O governo adotou 14 medidas anti-crise, mas o grupo mais vulnerável socialmente ficou de fora desses programas: pessoas que não trabalhavam antes da crise, eram trabalhadores não registrados ou trabalhavam por um salário diário.
Com a ajuda de doações de várias organizações, foram preparados pacotes que os membros da AYF entregaram aos compatriotas que vivem nas regiões de fronteira, que mais sofreram com a crise. Os pacotes contêm alimentos essenciais que serão suficientes para alimentar uma família de quatro a seis pessoas por cerca de 20 dias.
Graças a este programa, 200 famílias foram beneficiadas nos assentamentos fronteiriços e nas províncias de Tavush e Vayots Dzor.
Durante esse período, ficou claro que o número de cidadãos que precisam de assistência é realmente muito maior. Ficou evidente que centenas de famílias armênias são incapazes de fornecer pão diário a seus filhos e essas famílias foram deixadas sozinhas e desamparadas durante este período incerto. Durante as visitas às regiões de Vayots Dzor e Tavush, os membros da AYF ficaram convencidos de que poderiam mudar o quadro incerto do futuro de cada uma daquelas famílias.
Os membros da AYF receberam feedback positivo sobre sua iniciativa e muitas pessoas manifestaram vontade de apoiar o programa. Foi isso que motivou a criação de um evento de arrecadação de fundos, cuja receita apoiará mais famílias. O levantamento de fundos continuará enquanto for necessário durante a crise. À medida que os fundos são gerados, os membros preparam novos pacotes de cuidados para entregar em uma nova região.
Até o momento, com a ajuda do Escritório de Assistência aos Repatriados do Conselho Supremo da Armênia da ARF, 600 famílias receberam assistência. O programa foi ampliado e está sendo implementado em conjunto com a Sociedade de Socorro da Armênia (ARS) e a Homenetmen HASK.
Para participar, os doadores podem acessar a página do GoFundMe configurada pela AYF Bélgica.