EsportesTudo

Lutadora armênia vence irmã do azerbaijano que assassinou oficial armênio em 2004

A atleta profissional armênia Karine Karapetyan venceu sua luta contra a azeri Rena Safarova no torneio Total Combat de MMA, disputado em Tbilisi, capital da Georgia, no último dia 15 de setembro.

O destaque maior, para além da vitória, é que a armênia venceu ninguém menos do que a irmã de Ramil Safarov, o oficial azeri que assassinou o oficial armênio Gourgen Margaryan a golpes de machado em Budapeste (Hungria), em 2004, enquanto o armênio dormia. Ambos participavam do programa Parceria para a Paz, da OTAN.

Na Hungria, o ‘assassino do machado’ foi sentenciado à prisão perpétua sem direito a apelo. Porém, ao ser extraditado ao Azerbaijão, foi condecorado e se transformou em heroi nacional azerbaijano. O assassinato foi motivado por uma cultura de ódio e xenofobia promovida pelo Governo do Azerbaijão, liderado há décadas pelo ditador Ilham Alyiev e financiado pelos petrodólares. 

Karine Karapetyan, que mora em Yerevan, capital da Armênia, publicou imagens de sua vitória. Em entrevista ao site Mamul.am, a lutadora armênia comentou sobre seu êxito: “Estou orgulhosa pela vitória. Esta é a vitória de todos nós. Dedico minha vitória à memória de Gurgen Margaryan. Eu tive uma grande responsabilidade. Obrigado ao meu treinador Hayk Ghukasyan pela minha vitória“.

Falando sobre a escolha de sua oponente, Karine observou: “Sabendo que a irmã de Ramil Safarov é uma lutador de MMA, nosso time ofereceu uma luta. Então os lados concordaram e começamos a nos preparar para a luta.

(assista a vitória abaixo:)

De 1988 a 1994, armênios e azerbaijanos estiveram em guerra pelo controle da região historicamente e de maioria étnica armênia de Nagorno-Karabakh. A Guerra terminou com a vitória do lado armênio, fazendo valer o seu direto de autodeterminação dos povos. Em fevereiro de 2017, após um referendo elogiado pelos observadores internacionais, os armênios aprovaram a nova constituição e a região passou a se chamar República de Artsakh, nome armênio para o local.

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário