Da RedaçãoDestaqueTudo

Exercícios militares do Azerbaijão: Aliyev ameaça retomar a guerra em Artsakh

Via DiarioArmenia


As Forças Armadas do Azerbaijão realizarão nos próximos dias 2 e 6 de julho exercícios de guerra de grande magnitude, com a participação de vinte mil soldados, unidades blindadas, sistemas de mísseis e aviões de combate, informou Ministério da Defesa desse país.

O Ministério da Defesa disse que um dos objectivos dos exercícios é para testar um “grande ofensiva para libertar territórios ocupados”, referindo-se ao enclave de Nagorno Karabakh e arredores. Terça-feira, o presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev disse que o país irá restaurar a sua integridade territorial e recuperar os territórios ocupados pela Armênia.

Durante o curso dos exercícios, a declaração, disse que “serão realizadas práticas com fogo real utilizando o armamento Maniobras-1, mais modern de que dispoe o exército azerbaijano”.

Em um discurso para marcar o Dia das Forças Armadas, Aliyev ressaltou que de acordo com o direito internacional Nagorno Karabakh, o enclave armênio no território Azerbaijano que originou o conflito, pertence ao Azerbaijão.

Aliyev ressaltou que eles endossam quatro resoluções do Conselho de Segurança da ONU, exigindo a “retirada imediata e incondicional das tropas armênias.”

Ele explicou que o Azerbaijão aumenta e vai continuar a aumentar a sua força militar

, porque “as normas internacionais não são cumpridas e o fator determinante não é a lei, mas força.” “Necessitamos de todo esse potencial para libertar os territórios ocupados”, disse o presidente, lembrando que desde 2003 o Azerbaijão tem aumentado seus gastos militares em quinze vezes.

No final dos anos 80, nos tempos soviéticos, Nagorno Karabakh, um predominantemente armênia povoada, exijiu sua reintegração à vizinha Armênia, após o qual uma guerra eclodiu que causou cerca de 25.000 mortes. No final da luta, as forças da Armênia assumiram o controle da área e outros territórios ocupados, chamado de “zona de segurança”.

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário