Da RedaçãoTudo

Encontro oficial entre os membros dos Ministérios da Agricultura da Armênia e do Brasil aconteceu em Yerevan

Em comunicado divulgado, a Embaixada da República da Armênia no Brasil divulgou nota sobre a visita da Delegação presidida pelo Vice-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil o Sr. Eumar Novackio ao Ministro da Agricultura da Armênia, Ignati Arakelyan realizada nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, em Yerevan.ignati-arakelyan-e-eumar-novacki

O encontro faz parte dos acordos estabelecidos entre Brasil e Armênia e que foram assinados em agosto passado, quando o presidente armênio Serzh Sargsyan e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Armênia, Edward Nalbandian, desembarcaram em Brasília para visita oficial ao país. Na ocasião os diplomatas armênios tiveram encontro com o na época interino presidente do Brasil, Michel Temer, que esteve acompanhado do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra (clique aqui e relembre).

Durante o encontro de hoje,  o ministro Ignati Arakelyan ressaltou que o Brasil está entre os países do mundo que tem uma agricultura desenvolvida, e a Armênia está pronta para iniciar uma cooperação mais estreita neste campo. O Ministro disse que a Armênia está interessada em intensificar o investimento mútuo e está pronta para apoiar todas as empresas e organizações que estiverem interessadas neste assusto.

Por sua vez, Ignati Arakelyan expressou esperança de que o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Agrícola assinado em agosto de 2016 entre os Ministérios da Agricultura dos dois países, irá impulsionar o desenvolvimento da cooperação bilateral neste domínio, que por sua vez contribuirá para aumentar o comércio agrícola entre os dois países.

O Sr. Eumar Novacki por sua vez, observou que os empresários brasileiros estão interessados em estabelecer relações comerciais entre a contra parte Armênia expandindo a cooperação no campo da agricultura, também a implementação de medidas concretas para evitar a escassez de informações necessárias. Neste contexto as partes concordaram em organizar visitas mútuas de especialistas, com a finalidade de troca de experiência em vários ramos da indústria.

As partes também discutiram a possibilidade de criação de joint ventures brasileiras na agricultura.

delegac%cc%a7a%cc%83o-arme%cc%82nia-e-brasileira

Durante a reunião, o lado brasileiro sugeriu ao painel de especialistas armênios que mandem um grupo de especialistas para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, bem como para se familiarizar com as realizações no domínio da segurança alimentar.

Durante a reunião eles discutiram outros assuntos de interesse mútuo no campo da agricultura.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Da Redação

Papa Leão XIV e Catholicos Karekin II reforçam laços espirituais e pedem paz para o povo armênio

Em encontro realizado em Castel Gandolfo, líderes da Igreja Católica e da Igreja Apostólica…
Leia mais
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais

Deixe um comentário