Em comunicado divulgado, a Embaixada da República da Armênia no Brasil divulgou nota sobre a visita da Delegação presidida pelo Vice-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil o Sr. Eumar Novackio ao Ministro da Agricultura da Armênia, Ignati Arakelyan realizada nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, em Yerevan.
O encontro faz parte dos acordos estabelecidos entre Brasil e Armênia e que foram assinados em agosto passado, quando o presidente armênio Serzh Sargsyan e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Armênia, Edward Nalbandian, desembarcaram em Brasília para visita oficial ao país. Na ocasião os diplomatas armênios tiveram encontro com o na época interino presidente do Brasil, Michel Temer, que esteve acompanhado do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra (clique aqui e relembre).
Durante o encontro de hoje, o ministro Ignati Arakelyan ressaltou que o Brasil está entre os países do mundo que tem uma agricultura desenvolvida, e a Armênia está pronta para iniciar uma cooperação mais estreita neste campo. O Ministro disse que a Armênia está interessada em intensificar o investimento mútuo e está pronta para apoiar todas as empresas e organizações que estiverem interessadas neste assusto.
Por sua vez, Ignati Arakelyan expressou esperança de que o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Agrícola assinado em agosto de 2016 entre os Ministérios da Agricultura dos dois países, irá impulsionar o desenvolvimento da cooperação bilateral neste domínio, que por sua vez contribuirá para aumentar o comércio agrícola entre os dois países.
O Sr. Eumar Novacki por sua vez, observou que os empresários brasileiros estão interessados em estabelecer relações comerciais entre a contra parte Armênia expandindo a cooperação no campo da agricultura, também a implementação de medidas concretas para evitar a escassez de informações necessárias. Neste contexto as partes concordaram em organizar visitas mútuas de especialistas, com a finalidade de troca de experiência em vários ramos da indústria.
As partes também discutiram a possibilidade de criação de joint ventures brasileiras na agricultura.
Durante a reunião, o lado brasileiro sugeriu ao painel de especialistas armênios que mandem um grupo de especialistas para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, bem como para se familiarizar com as realizações no domínio da segurança alimentar.
Durante a reunião eles discutiram outros assuntos de interesse mútuo no campo da agricultura.