Tudo

Papa Francisco envia mensagem ao povo armênio

papa

O Papa Francisco, que fará uma viagem à Armênia com início na próxima sexta-feira, enviou uma mensagem de vídeo para o povo armênio. Na mensagem em italiano, o Santo Padre diz: “Eu venho para as alturas místicas da Armênia como seu irmão, animado pelo desejo de ver seus rostos, para orar com vocês e compartilhar o dom da amizade. Sua história e os acontecimentos de seu povo amado agitam em mim admiração e tristeza: admiração, pois achaste na Cruz de Jesus e em seus próprios meios, os meios para levantar-se e começar de novo – mesmo depois de sofrimentos que estão entre os mais terríveis na memória humana; dor, pelas tragédias que seus pais viveram na sua carne.”

Confira o vídeo:

O texto completo do vídeo você confere abaixo:

“Queridos irmãos e irmãs

Em alguns dias eu terei o prazer de me juntar a vocês, na Armenia. Mesmo agora, convido-vos a rezar por esta viagem apostólica.

Com a ajuda de Deus,  venho até vós para cumprir, como o lema da viagem diz, uma “visita ao primeiro país cristão”. Venho como peregrino, neste Ano jubilar, para desenhar sobre a antiga sabedoria de seu povo e muito íngreme às fontes de sua fé, que é firme como suas famosas cruzes esculpidas em pedras.

Eu venho para as alturas místicas da Armênia como o seu irmão, animado pelo desejo de ver seus rostos, para orar com você e compartilhar o dom da amizade. Sua história e os acontecimentos de seu povo amado agitam em mim admiração e tristeza: admiração, pois achaste na Cruz de Jesus e em seus próprios meios, os meios para levantar-se e começar de novo – mesmo depois de sofrimentos que estão entre os mais terríveis na memória humana; dor, porque as tragédias que seus pais viveram na sua carne

Não permitamos que as memórias dolorosas tomem posse do nosso coração; mesmo em face dos ataques repetidos do mal, não vamos nos entregar. Vamos antes fazer como Noé, que, depois do dilúvio, não se cansava de olhar para o céu e liberando a pomba de novo e de novo, até que um dia ela voltou para ele, trazendo uma folha concurso de oliva (Gn 8.11): ela era o sinal de que a vida poderia continuar e que a esperança deve ascender.

Como um servo do Evangelho e um mensageiro da paz, eu desejo ir até vocês, para apoiar todos os seus esforços para a paz e eu gostaria de compartilhar os nossos passos no caminho da reconciliação, o que gera esperança.

Que os grandes santos do teu povo, especialmente o Doutor da Igreja, Gregório de Narek, abençoe nossas reuniões, às quais eu olho para a frente com saudade concurso. Em particular, estou ansioso para abraçar o meu irmão, Karekin e, junto com ele, dar um novo impulso ao nosso caminho rumo à plena unidade.

No ano passado, a partir de vários países, você veio a Roma e no túmulo de São Pedro, oramos juntos. Agora eu venho a sua terra abençoada para fortalecer a nossa comunhão, para avançar no caminho da reconciliação e permitirmo-nos em conjunto sermos animados pela esperança.”

 

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário