Da RedaçãoTudo

Impressões sobre a palestra “O Poder do Vazio” de Norair Chahinian

Por Sossi Amiralian.

Caro leitor do Estação Armênia:

Na tarde de 21 de fevereiro, no Clube Armênio, tivemos um marcante evento, cujo significado foi brilhantemente transmitido pelo arquiteto e artista fotográfico Norair Chahinian, apresentando sua obra “O PODER DO VAZIO” – Conversando com as Pedras na Armênia Histórica

Por palavras emocionantes, levou-nos a trilhar pelos caminhos de nosso passado tão presente:

Untitled-1Durante os quatro anos que viajei pela Turquia, por todas as cidades e vilarejos que percorri, fui privilegiado e um pouco surpreendido com encontros e circunstâncias inesquecíveis que fizeram possível a produção de fotos e do presente livro. Sinto-me privilegiado e um pouco sortudo de ter estabelecido tantas conexões e de haver aprendido tanto com estas pessoas, podendo trocar conhecimento e enriquecer meu repertório em relação a este capítulo da história, graças a elas. Agradeço aos deuses da natureza por terem me brindado com paisagens que nos fazem pensar quão diminutos e passageiros que somos, e com luzes fabulosas que emanam aquele tipo de energia muitas vezes sensível na pele e no âmago da alma. E claro, as pedras e paredes que me revelaram tantos segredos.

Pesquisando as consequências do Genocídio Armênio nas terras da Armênia Histórica, hoje turcas, registrou locais e famílias remanescentes, estruturando sua obra em conceitos que nos impressionaram: “o poder do vazio” das casas abandonadas, vazias, mas cheias de histórias que falam pelo silêncio.

Mensagens deixadas nas paredes pelos que fugiram, deixando dicas aos familiares que talvez voltassem à procura deles. E “o plano falhou”, porque o genocídio não conseguiu exterminar a todos. Os poucos que ficaram, mas também seus descendentes que proliferaram, repassam as memórias. Norair deixou-nos uma palavra de esperança de futuros entendimentos entre armênios, turcos e curdos, embora hoje exista uma mescla de hostilidades, genocídio cultural e hesitantes aproximações.

Paisagens, cidades, locais, pessoas idosas e jovens, foram realística e poeticamente fotografadas. Valioso álbum que nos transmite arte, história e emoção.

Que Norair continue nos presenteando com os frutos do seu magnífico trabalho.


Leia a entrevista do Estação Armênia com Norair Chahinian. Clique aqui!

Abaixo, assista a recente entrevista da Imã Foto Galeria com Norair Chahinian.

 

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário