Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Políticos russos usam a causa armênia para pressionar Turquia

Com informações do Today’s Zaman e Asbarez

russia-zhirinovsky

Um dia depois da Força Aérea Turca derrubar dois caças russos na fronteira da Turquia com a Síria, parlamentares russos pressionam Erdogan citando pautas da causa armênia que causam desconforto em Ancara.

No dia 25 de novembro, o parlamentar Sergei Mironov disse por meio da sua conta no twitter que o seu partido, o oposicionista “apenas Rússia”, apresentaria a Duma um projeto de lei que penalizaria aqueles que negassem o genocídio armênio naquele país.

Poucas horas depois, o líder do Partido Democrático Liberal Vladimir Zhirinovsky afirmou, em um programa de TV, que a Armênia deveria “libertar seus territórios ocidentais”, numa referência a porção leste da atual República da Turquia. De acordo com o político, os armênios poderiam tê-lo feito em 1918 se tivesse apoio russo, que, à época, preferiu um acordo com os turcos. Zhirinovsky disse ainda que os curdos também merecem apoio e que, em sua opinião, deveria existir o Curdistão independente e uma “Grande Armênia”.

O projeto de lei propõe uma multa de até 500.000 rublos (mais de R$ 25.000) por qualquer negação do genocídio.

Matérias Relacionadas
Conheça

Hovakimian, Kavaljian, Caracotchian: Mulheres Armênias que Revolucionaram a Ciência

Por Tvene Baronian Hoje apresentamos três mulheres armênias fenomenais que, com ética de…
Leia mais
Genocídio Armênio

O grito que ecoa: Os 110 anos do início do Genocídio Armênio no mundo

Em 2025, o mundo relembrou os 110 anos do início do Genocídio Armênio com cerimônias e protestos…
Leia mais
Artsakh

Paz ou capitulação? O acordo que o Azerbaijão impõe à Armênia

Enquanto o mundo celebra o anúncio de um acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão, a realidade…
Leia mais

Deixe um comentário