O centenário do genocídio armênio é sem dúvida uma das pautas principais do Portal Estação Armênia. Hoje, recordaremos um importante trabalho
“O Legado de 1915” é um documentário produzido por Alison Santos e Bruna Kahvedjian e que surgiu como complemento do livro-reportagem “O Legado de 1915 – O genocídio narrado pela memória de quem sofreu suas consequências”, que, por sua vez, serviu como trabalho de conclusão do curso (TCC) de Jornalismo de ambos na FIAM.
O tema do TCC surgiu a partir do momento em que Bruna encontrou um baú com coisas da família que seu tio recém-falecido guardava.
Dentro Bruna encontrou várias fotos, cartas e documentos de seu avô Joseph Sarkis Kahvedjian, um sobrevivente do Genocídio Armênio. Aquele Baú cheio lembranças fez com que Bruna imediatamente quisesse montar o quebra-cabeças de sua família e sugerisse o tema a Alison, seu companheiro.
Fui recomendado ao casal, como uma fonte sobre o Genocídio Armênio, por um amigo em comum e nos encontramos no começo de 2013. Logo estabelecemos uma relação mútua de admiração, respeito e amizade.
Posso dizer que tive o privilégio de participar do livro e do vídeo com depoimentos sobre minha militância e envolvimento na Causa Armênia e tive a honra de compartilhar as páginas do livro-reportagem e as cenas do documentário com valorosos companheiros de luta como Norair, Heitor, Yuri, Gary e Jorge.
Minha mãe, Rose, também participou do livro, narrando a história da sua família: os Minassians.
Todo o material foi filmado e editado por Alison Santos e Bruna Kahvedjian entre os meses de janeiro e abril de 2013, durante o processo de entrevistas para o livro-reportagem. O resultado você assiste abaixo:
O Legado de 1915 from O Legado de 1915 on Vimeo.
Contato:
Alison: santos.alison@gmail.com
Bruna: bruna.kahvedjian@yahoo.com.br
Bom dia!!!
Eu sou estudante de jornalismo e estou fazendo meu tcc sobre os armênios – sobre a vinda deles para o Brasil depois do genocídio, e reconstruindo um pouco de seus passos aqui no Brasil (o genocídio só vai ser um gancho). A Bruna e Alison também estudaram na mesma faculdade que estudo, FMU – FIAMFAAM, e precisaria dar uma olhada no trabalho deles, para saber qual foi o direcionamento que tomaram. Já tentei mandar e-mail para eles no endereço que colocaram ao final do texto, mas sem sucesso. Vocês conseguem me ajudar, seja localizando algum deles ou me contando sobre como foi o trabalho??
Agradeço a Ajuda
Abraços
Filippo