Da RedaçãoTudo

Embaixador do Azerbaijão no Brasil repudia a Folha de SP por errata isentando a Armênia de usurpação de território

No dia 15 de setembro, em reportagem publicada no jornal “A Folha de São Paulo” e assinada por Claudia Assef sobre a vida noturna da cidade de Baku (clique aqui e veja a matéria na íntegra), capital do Azerbaijão, foi feita uma referência à história do país e em determinado momento houve a menção que os armênios estariam no rol de nações e países que invadiram ou massacraram o supracitado Estado a fim de se apossar de sua riqueza mineral mais preponderante: o petróleo do Mar Cáspio.

Na mesma manhã o CNA- Brasil enviou um e-mail para a redação do jornal em atenção a jornalista Claudia Assef para esclarecer alguns pontos importantes (clique aqui e leia).  

Passados alguns dias, em 26 de setembro, a Folha de São Paulo publicou uma errata corrigindo a matéria e esclarecendo que a Armênia jamais invadiu o Azerbaijão no sentido expresso na reportagem (clique aqui e veja).

Na edição de hoje (10/10), utilizando argumentos infundados e acusações mentirosas, o embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elnur Sultanov, repudia o jornal A Folha de São Paulo por manter a errata que isenta a Armênia de usurpação do território azeri (clique aqui e veja). A Folha de São Paulo incluiu uma “nota da redação no repúdio do embaixador azeri afirmando que “Os dois países tem um passado histórico marcado por conflitos e disputas territoriais, que divide a opinião de historiadores e cientistas políticos consultados pela Folha”.

Após a publicação do texto do embaixador do Azerbaijão no Brasil carregado de ira, o CNA – Brasil divulgou comunicado sobre a resposta do embaixador azeri (leia abaixo ou clique aqui para o original):

 

COMUNICADO DO CNA-BRASIL (10/10/2014)

“Mobilização e carta do CNA-Brasil e errata da Folha de São Paulo geram reação destemperada e anacrônica do embaixador azerbaijano em comunicado para o jornal.

Usando argumentos infundados e acusações mentirosas, o embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elnur Sultanov, repudia o jornal por manter a errata que isenta a Armênia de usurpação do território azeri.

Sultanov faz acusações contra a Armênia mostrando total desprezo pelas resoluções do Grupo de Minsk, formado por Rússia, EUA e França, único foro legítimo para mediação dos assuntos entre os dois países.

O CNA- Brasil convoca os ativistas, simpatizantes e amigos para continuarem atentos a essa nova investida da diplomacia azerbaijana que tenta, de forma desonesta, plantar nos meios de comunicação do Brasil mentiras a cerca da do conflito de Nagorno Karabagh.
Lembramos que como cidadãos brasileiros, descendentes de armênios, é nossa mobilização que vai garantir a verdade e a paz para Artsakh(Nagorno-Karabagh).”

No mês de julho de 2012 este mesmo portal já denunciava as manobras do Azerbaijão na América do Sul, em artigo intitulado: “Ofensiva azerbaijana na América do Sul se estende à Brasília” (clique aqui e leia) no qual encontra-se uma breve análise de alguns dos caminhos pelos quais a diplomacia azeri estava tentando agir.

Em junho de 2013, uma notícia assustou a comunidade armênia do Brasil: a imprensa azerbaijana noticiou que os Deputados Nelson Pelegrino PT – BA e Claudio Cajado  DEM – BA, tiveram encontros com representantes do governo azerbaijano, durante a visita da delegação parlamentar brasileira àquele país para participar do II Fórum Mundial sobre Diálogo Intercultural patrocinado pela ONU. 

Nesses encontros, ambos os deputados brasileiros assumiram o compromisso de apresentar um requerimento a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara Federal exortando o Brasil a apoiar o Azerbaijão e exigir a retirada das tropas armênias de diversas regiões da República Armênia de Nagorno Karabagh/Artshak (saiba mais sobre o requerimento, clique aqui). 

Em agosto de 2013, este mesmo Portal publicou um editorial, intitulado “A ofensiva da diplomacia azerbaijana na América do Sul e no Mundo“, no qual analisa o modus-operandi da diplomacia azeri, passando pelas mentiras de Khojaly e o massacre de armênios em Sumgait (saiba mais, clique aqui).

Ainda em agosto de 2013, o requerimento foi rejeitado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara, única que tem poder sobre o assunto (veja aqui).

 

 

 

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário