Da RedaçãoEventosTudo

“Orphans of the Genocide” e homenagem a Feldman reafirmam compromisso do CNA Brasil com a Causa Armênia

Na noite de sexta-feira, 11 de abril, o salão Tchilian da SAMA- Clube Armênio recebeu mais de 120 convidados para o segundo importante evento do CNA Brasil (clique aqui e leia sobre o primeiro evento, realizado em março).

Na ocasião foi homenageado o Deputado Walter Feldman que em 2013 atuou de forma brilhante na defesa dos interesses de Nagorno Karabagh(Artsakh) quando evitou que uma moção que alinhava o Brasil com o Azerbaijão fosse adotada pelo parlamento brasileiro.

MVI_9472.MOV.Still007
Deputado Feldman

Em suas palavras Feldman ressaltou – “o meu mandato é absolutamente transparente e exerci esse papel na Comissão de Relações Exteriores por convicção e na defesa da tradição conciliadora brasileira”.

Após receber sua homenagem o Deputado Walter Feldman dirigiu suas palavras para comunidade armênia do Brasil frisando que se no passado não foi possível avançar na luta pela causa por determinadas situações, hoje ele e outros defensores íntegros da democracia estão prontos para dar continuidade a essa meta tão importante que é o reconhecimento do genocídio armênio pelo governo brasileiro.

Ele recebeu das mãos do diretor do CNA-Brasil, Kevork Zadikian uma pequena placa de cristal com uma mensagem de agradecimento pela sua atuação.

O Presidente do CNA- Brasil, James Onnig Tamdjian, fez breve uso da palavras e lançou as bases do trabalho do CNA- Brasil para o futuro, Onnig disse: “99 é 100. Para nós do CNA-Brasil a nossa luta já entra no centenário e que todos estejam prontos para continuar essa jornada em busca da justiça e dos Direitos Humanos.”

MVI_9591.MOV.Still001
à partir da esquerda: Bared Maronian, prof. Yervant Tamdjian e prof. James Onnig

Na sequencia foi exibido o documentário “Orphans of the Genocide” que retrata a vida das crianças que perderam os pais no genocídio iniciado em 1915 e que das mais diversas formas e com as mais variadas ajudas conseguiram se transformar em testemunhas do horrendo crime que se abateu sobre a nação Armênia.

Ao final a platéia totalmente emocionada aplaudiu de pé o diretor da obra, Bared Maronian, convidado especial do CNA-Brasil, vindo dos EUA, que muito emocionado agradeceu a ovação.

Nas suas palavras, traduzidas pelo professor Yervant Tamdjian, Bared deixou claro a imperiosa necessidade de se manter a luta pelo reconhecimento do genocídio e endereçou a todos os jovens do mundo um apelo para que estejam de prontidão para que novos crimes contra a humanidade, genocídios como o dos armênios e o holocausto judeu nunca mais aconteçam.

A grande presença de público foi o ponto alto do evento.

O Portal Estação Armênia fez uma breve entrevista com seu colunista e atual Presidente do CNA-Brasil, James Onnig Tamdjian.

 

Amigo Onnig, antes de mais nada parabéns pelo evento. O que achou dessa noite?

Onnig: Poder oferecer aos compatriotas uma oportunidade como a de hoje é uma alegria sem tamanho. Estar junto com pessoas que nos trazem palavras de incentivo só fortalece nossa convicção de que democratizar a informação e trabalhar dentro de um planejamento, pode sim render excelente resultados.

O que o CNA- Brasil planeja para os próximos meses?
Onnig: Aprofundar nosso trabalho político junto as lideranças brasileiras e colocar a comunidade armênia do Brasil par e passo ao que ocorre no mundo.

Por final, uma palavra para os patrícios leitores do Portal Estação Armênia.
Onnig: Na verdade é uma convocação! A defesa da causa e da própria Armênia depende de cada um de nós. Venham, participem das entidades, transforme-se em um defensor da cultura e das reivindicações armênias. Militância muda realidades quando unida e caminhando no mesmo sentido. 

Abaixo, veja as fotos do evento:

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário