Em sua passagem pela capital paulista, onde veio exibir seu premiado documentário “Orphans of the genocide”, o cineasta Bared Maronian, convidado especial do CNA-Brasil para as atividades alusivas aos 99 anos do genocídio armênio, teve uma importante agenda comunitária.
Acompanhado do sr. Kevork Zadikian do CNA, Maronian visitou a Igreja Apostólica Armênia São Jorge no dia 11 de abril pela manhã, quando foi recebido por Datev Karibian e pelo Hayr Surp Nareg Berberian, este último amigo de longa data do cineasta desde a comunidade armênia de Boca Raton, na Flórida (EUA), onde se conheceram. Estavam presentes também os arciprestes Boghos Baronian e Yeznig Guzelian.
Após breve visita à Igreja Bared foi recebido oficialmente na prelazia. Na oportunidade estavam presentes os membros do TRO Gomide da Federação Revolucionária Armênia Dikran Boghchalian, Yervant Tamdjian, Pizant Yeginerian, Kevork Zadikian e da Anahid Rizian Bogiatzian. A conversa continuou enquanto todos degustaram um café típico armênio, antes de uma breve visita ao Hay Azkayin Turean Varjaran (Escola Armênia de São Paulo), para que o ilustre cineasta conhecesse a escola e as crianças.
No mesmo dia, Bared também participou de um almoço no Terraço Itália com membros da diretoria do C.N.A- Brasil e da F.R.A, onde se aprofundaram conversas para projetos comuns para médio prazo.
Na parte da tarde, o cineasta atendeu ao convite da Consulado da República da Armênia em São Paulo e foi recebido pela Consul Honoraria D. Hilda Dirouhy Burmaian. Estavam presentes o assessor do Consulado, Cezar Bosculis além do primeiro-secretário, Yervant Tamdjian e de Mardiros Burunsizian.
As 20:30 aconteceu a sessão do filme “Orphans of the genocide”, que contou ainda com uma homenagem ao deputado Walter Feldman (clique aqui para ver mais sobre o evento).
Já em Miami, Bared Maronian, em contato com a redação do Portal Estação Armênia agradeceu acolhida e espera voltar em breve com mais um filme de grande peso.