Da RedaçãoTudo

Liderança militar israelense acusa a Turquia de abrigar a Al-Qaeda

TEL AVIV (Reuters) – Alguns dos militantes da Al-Qaeda que estão lutando na Síria têm bases na vizinha Turquia e de lá podem facilmente chegar a Europa , afirmou o chefe da inteligência militar de Israel, Major-General Aviv Kochavi, durante uma conferência de segurança em Tel Aviv ontem.

ErdogAlqaeApresentando um mapa do Oriente Médio o oficial israelense marcou áreas de presença da Al- Qaeda no território turco e afirmou que combatentes da rede terrorista chegam semanalmente na Turquia para se preparar para ingressar no território sírio.

Essas afirmativas se confrontam diretamente com as declarações do Primeiro-Ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que repetidamente nega o apoio da Turquia a grupos da Al-Qaeda.

Mesmo com a polícia anti- terrorista turca fazendo operações contra indivíduos suspeitos a fronteira com a Síria está aberta para a entrada de militantes anti-Assad.  

Especialista internacionais afirmam que a ascensão de grupos da Al- Qaeda como o Jabhat al- Nusra, Estado Islâmico do Iraque e do Levante ( ISIL ), em partes do norte da Síria , perto da fronteira com a Turquia, só está sendo possível com apoio turco. Indícios como estes deixam o governo de Ankara em uma péssima situação diante de muitos aliados ocidentais, já que se fortalecessem as acusações de que o governo turco está apoiando radicais islâmicos.  

Matérias Relacionadas
Conheça

O legado duradouro de Rafayel Israelyan na Armênia

por Moises Carrasco O Memorial Sardarapat e o esboço original do arquiteto.
Leia mais
Esportes

Armênia tropeça duas vezes e vê sonho da Copa de 2026 se distanciar

Derrotas por 2×0 contra a Hungria e por 1×0 diante da Irlanda complicam campanha nos grupos —…
Leia mais
Da Redação

Seis clérigos armênios detidos em meio à crise entre Governo e Igreja Apostólica

Nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, seis clérigos da Igreja Apostólica Armênia foram detidos…
Leia mais

Deixe um comentário