Da RedaçãoTudo

Presidentes da Armênia e do Azerbaijão se encontraram em Viena.

(Agência Prensa Armênia, Buenos Aires ) – Os Presidentes da Armênia e do Azerbaijão, reuniram-se no dia 19 de novembro em Viena para discutir as perspectivas de um acordo sobre o conflito em torno de Nagorno- Karabakh. Em uma reunião elogiada por grande parte da comunidade internacional e pelos mediadores de conflito, o presidente armênio, Serzh Sargsyan , discutiu com o presidente azeri, Ilham Aliyev, sobre a possibilidade de avançar com as negociações para um acordo de paz e resolver a disputa sobre a região.

caracuSegundo um comunicado do Grupo de Minsk da OSCE, organização encarregada de mediar o conflito, “os presidentes concordaram em continuar as negociações para uma solução pacífica”, e instruíram seus ministros das Relações Exteriores de continuar a cooperar com o Grupo Minsk , a fim de “fortalecer” o processo de paz . “Além disso, foi acordada uma nova reunião nos próximos meses.

Igor Popov da Rússia, Jacques Faure da França e James Warlick dos Estados Unidos , representantes dos países do Grupo de Minsk participaram das conversações no Hotel Palais Coburg Kasprzyk.

Alguns analistas armênios estavam céticos, observando que o presidentes não estenderam as mãos e sequer se cumprimentaram durante a reunião. Fontes seguras afirmam que eles conversaram sobre a possibilidade de reabertura do aeroporto de Stepanakert, capital do Karabakh, um elemento chave para a população local para que a comunicação com o mundo exterior.

O governo azerbaijano ameaçou abater aviões civis se isso acontecesse, o que provocou fortes críticas internacionais. A reconstrução do aeroporto foi feito pelo empresário argentino de origem armênia Eduardo Eurnekian.

O Azerbaijão mantém desde 1921 um conflito com a Arménia sobre o Nagorno Karabakh , historicamente habitada por armênios . Quando as duas nações foram anexados à União Soviética , o regime comunista de Stalin cedeu Karabakh ao Azerbaijão, como uma região autónoma . Anos mais tarde, em 1988, surgiu um movimento de libertação e autodeterminação de seu povo, uma luta que , depois de repetidos massacres da população armênia , levou a uma guerra na qual participou o Azerbaijão contra armênios de Karabakh , apoiados pela Armenia . Com a derrota do Azerbaijão, em 1994, o cessar-fogo , que continua até hoje, já foi violado diversas vezes pelo Azerbaijão.. Hoje , Karabakh constitui uma república livre, habitada pelos armênios que lá sempre viveram, embora ainda não seja um estado reconhecido como tal.

Nos últimos anos , o governo do Aliyev constantemente ameaça reiniciar a guerra, ao mesmo tempo, faz declarações racistas como “os nossos principais inimigos são os armênios ao redor do mundo”, além de recompensar e glorificar um soldado que assassinou um armênio e ameaçar todos os que visitam a Nagorno Karabakh.

A população de Karabagh acredita que sem a participação do governo de Karabagh as negociações sempre ficaram pendentes.

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário