Da RedaçãoTudo

Parlamentares da Armênia em visita oficial ao Brasil

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/comunicacao/noticias/?p=161999
http://www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/457192.html
http://www.parliament.am/news.php?cat_id=2&NewsID=6284&year=2013&month=11&day=20&lang=eng

Na última segunda-feira, dia 18 de novembro, chegou ao Brasil uma delegação oficial do Parlamento da Armênia capitaneada pelo Presidente da casa, Deputado Hovik Abrahamyan e mais 11 parlamentares. No mesmo dia a comitiva fez um giro pelas entidades paulistas e participou de encontros no Prelado da Igreja Apostólica Armênia, no Consulado e em um almoço oferecido pelo Presidente do Conselho da Igreja Apostôlica Armênia do Brasil, Sr. André Kissajikian para os parlamentares e convidados.
Na terça-feira dia 19 de novembro a delegação fez uma visita de cortesia ao Prefeito Fernando Haddad onde estabeleceram um contato bem produtivo.
No dia 20 de novembro o Presidente Hovik Abrahamyan e sua delegação se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil Deputado Henrique Eduardo Alves.

photoO Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves manifestou a convicção de que a visita oficial dos parlamentares da Armênia para o Brasil seria um novo impulso para o desenvolvimento da cooperação bilateral em diferentes esferas . No aprofundamento das relações interestatais o Presidente da Câmara dos Deputados ressaltou um papel importante para as relações interparlamentares. Neste contexto, considerou fundamental os contatos bilaterais e a cooperação e criação dos grupos de amizade .

Hovik Abrahamyan agradeceu a calorosa recepção e observou que existem relações calorosas entre a Armênia e o Brasil com base na amizade tradicional dos dois povos. Hovig Abrahamyan abordou o delicado tema da resolução pró azerbaijana apresentada por dois deputados na Câmara brasileira e observou que , infelizmente, estava refletindo as imagens distorcidas do Azerbaijão sobre a resolução do conflito de Nagorno Karabakh contradizendo a posição dos países do Grupo de Minsk da OSCE , único grupo com mandato internacional para a resolução do conflito . Hovik Abrahamyan agradeceu ao Deputado Henrique Alves por responder sua carta durante a crise e sua ponderação ao não apoiar tal resolução.
Henrique Alves manifestou profundo pesar que semelhante projeto de resolução foi posto em circulação e ressaltou que as autoridades do Brasil adotaram posição neutra apoiando e seguindo a orientação do Grupo de Minsk da OSCE. Hovik Abrahamyan convidou Henrique Alves para a Armênia em visita oficial : o convite foi aceito de bom grado .

Após a reunião oficial ambos os presidentes das casas legislativas assinou um protocolo de cooperação entre os dois parlamentos , segundo a qual , no âmbito dos seus poderes parlamentares vão promover o desenvolvimento da cooperação nos domínios político, científicos , tecnológicos , esferas , culturais, sociais e econômicos. Eles vão cooperar no sentido da ratificação dos tratados assinados entre a República da Armênia e a República Federativa do Brasil , que irá promover o estabelecimento de laços de interação entre as duas instâncias legislativas para se familiarizar com as atividades legislativas de cada um e para troca de experiências , eles vão incentivar a aproximação das relações a nível de grupos de amizade para impulsionar o desenvolvimento das relações interparlamentares.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário