Da RedaçãoTudo

Parlamentares da Armênia em visita oficial ao Brasil

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/comunicacao/noticias/?p=161999
http://www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/457192.html
http://www.parliament.am/news.php?cat_id=2&NewsID=6284&year=2013&month=11&day=20&lang=eng

Na última segunda-feira, dia 18 de novembro, chegou ao Brasil uma delegação oficial do Parlamento da Armênia capitaneada pelo Presidente da casa, Deputado Hovik Abrahamyan e mais 11 parlamentares. No mesmo dia a comitiva fez um giro pelas entidades paulistas e participou de encontros no Prelado da Igreja Apostólica Armênia, no Consulado e em um almoço oferecido pelo Presidente do Conselho da Igreja Apostôlica Armênia do Brasil, Sr. André Kissajikian para os parlamentares e convidados.
Na terça-feira dia 19 de novembro a delegação fez uma visita de cortesia ao Prefeito Fernando Haddad onde estabeleceram um contato bem produtivo.
No dia 20 de novembro o Presidente Hovik Abrahamyan e sua delegação se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil Deputado Henrique Eduardo Alves.

photoO Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves manifestou a convicção de que a visita oficial dos parlamentares da Armênia para o Brasil seria um novo impulso para o desenvolvimento da cooperação bilateral em diferentes esferas . No aprofundamento das relações interestatais o Presidente da Câmara dos Deputados ressaltou um papel importante para as relações interparlamentares. Neste contexto, considerou fundamental os contatos bilaterais e a cooperação e criação dos grupos de amizade .

Hovik Abrahamyan agradeceu a calorosa recepção e observou que existem relações calorosas entre a Armênia e o Brasil com base na amizade tradicional dos dois povos. Hovig Abrahamyan abordou o delicado tema da resolução pró azerbaijana apresentada por dois deputados na Câmara brasileira e observou que , infelizmente, estava refletindo as imagens distorcidas do Azerbaijão sobre a resolução do conflito de Nagorno Karabakh contradizendo a posição dos países do Grupo de Minsk da OSCE , único grupo com mandato internacional para a resolução do conflito . Hovik Abrahamyan agradeceu ao Deputado Henrique Alves por responder sua carta durante a crise e sua ponderação ao não apoiar tal resolução.
Henrique Alves manifestou profundo pesar que semelhante projeto de resolução foi posto em circulação e ressaltou que as autoridades do Brasil adotaram posição neutra apoiando e seguindo a orientação do Grupo de Minsk da OSCE. Hovik Abrahamyan convidou Henrique Alves para a Armênia em visita oficial : o convite foi aceito de bom grado .

Após a reunião oficial ambos os presidentes das casas legislativas assinou um protocolo de cooperação entre os dois parlamentos , segundo a qual , no âmbito dos seus poderes parlamentares vão promover o desenvolvimento da cooperação nos domínios político, científicos , tecnológicos , esferas , culturais, sociais e econômicos. Eles vão cooperar no sentido da ratificação dos tratados assinados entre a República da Armênia e a República Federativa do Brasil , que irá promover o estabelecimento de laços de interação entre as duas instâncias legislativas para se familiarizar com as atividades legislativas de cada um e para troca de experiências , eles vão incentivar a aproximação das relações a nível de grupos de amizade para impulsionar o desenvolvimento das relações interparlamentares.

Matérias Relacionadas
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais
Da Redação

AMADEE-24: Marte aterrissa na Armênia

Fontes : ArmRadio, OEWF O Fórum Espacial Austríaco, em cooperação…
Leia mais

Deixe um comentário