Da RedaçãoTudo

Hrant Dink é homenageado com nome de escola em Yerevan

Por Nairi Zadikian

Hrant Dink School 5Foi renomeada em Yerevan, no último dia 29 de outubro, a Escola número 44, agora em funcionamento com o nome “Hrant Dink”, jornalista armênio assassinado em Istambul em janeiro de 2007 por Ogum Samast, um ultranacionalista turco de 17 anos de idade.

Segundo o noticiário eletrônico Yerkir, de Erevan, o prefeito da capital, Taron Margaryan, esteve presente na renomeação da instituição que também recebeu a viúva do homenageado, Rackel Dink, e diversos eclesiásticos e personalidades importantes.  Na ocasião, também foi inaugurada uma placa comemorativa em memória do intelectual. 

Hrant Dink foi assassinado logo após a estreia do documentário “Screamers”, em qual é entrevistado sobre a sistemática negação do governo turco do Genocídio Armênio, ocorrido em 1915, o processo contra ele baseado no malfadado artigo 301 do código penal turco

Desde então, o assassino segue sob custódia, sendo protagonista do escândalo de sua aparição em fotos com a Polícia e Guarda Civil do país sorrindo ovacionando a bandeira turca, que levou a uma série de investigações e afastamento dos oficiais de seus cargos. 

Em seu funeral, duzentas mil pessoas em luto protestavam contra o assassinato, entoando frases como “Somos todos armênios”, “Somos todos Hrant Dink”. Os estudantes da então escola número 44, agora nomeada em lembrança a este grande exemplo de luta pela causa armênia, aproveitaram a reinauguração da instituição repetindo homenagem semelhante, como mostram as imagens abaixo:

 

 

Matérias Relacionadas
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais
Da Redação

AMADEE-24: Marte aterrissa na Armênia

Fontes : ArmRadio, OEWF O Fórum Espacial Austríaco, em cooperação…
Leia mais

Deixe um comentário