Diz a Bula Patriarcal:
“Estimado Srpazan, como servo espiritual do nosso povo devoto a Cristo, por cinco décadas Vossa Eminência tem disponibilizado sua capacidade à missão frutífera em prol da nossa Santa Igreja. Hoje, estamos felizes ao poder registrar que Vossa Eminência tem servido abnegado e com fidelidade, trabalhando para pregar a fé sagrada de nossos antecedentes e as verdades evangélicas, com fervor e total dedicação.
Merece todo Nosso elogio o caminho percorrido por Vossa Eminência neste serviço espiritual. Ao concluir o período de ensino no Seminário Srpots Hagovptiants (São Tiago) e abraçando o sacerdócio sendo ordenado pelas mãos do Arcebispo Yeghiché Derderian, Vossa Eminência iniciou sua atuação no referido Seminário como vice-diretor, e cumpriu com responsabilidade o trabalho de preparar uma nova geração de servos espirituais. Posteriormente, a partir de 1966 e por aproximadamente uma década e meia, Vossa Eminência serviu em Córdoba, pregando e mantendo sólida a fé dos filhos do nosso povo com grande dedicação pessoal, guiando-os a Deus nas Alturas e semeando neles o espírito patriótico e o amor pela igreja. Foi efetivamente muito merecida a ordenação e unção de Vossa Eminência como Bispo, pelas mãos do saudoso Patriarca de Todos os Armênios, Vazken I, quando Vossa Eminência já fora nomeado Primaz da Diocese Armênia do Brasil, onde, através do Vosso grande entusiasmo e iniciativas foram concretizados muitos projetos em prol da igreja e da nação, mantendo sempre viva e sólida a vida eclesiástico-nacional dos nossos filhos no Brasil, cujo testemunho também somos nós, por ocasião das Nossas visitas Pastorais efetuadas à América do Sul”.
Ao saudar o jubileu de Sua Eminência, Sua Santidade pôs no peito do Arcebispo a medalha “São Nercés Ch’norhali” e augurou-lhe votos de muita saúde e felicidade, para que o Arcebispo possa prosseguir na sua missão sob a Santa Destra do Senhor, e para que através de sua dedicada atuação sejam registrados novos êxitos, mais e mais realizações em prol da igreja e da nação”.
Por sua vez, o Arcebispo Datev Karibian manifestou sua gratidão pelo alto elogio do Patriarca dos Armênios e reafirmou sua fidelidade e amor pela Santa Sede de Etchmiadzin e o Catholicós de Todos os Armênios.
A cerimônia de entrega da medalha foi concluída com a execução do cântico “Etch Miadzinn i Horé” (Desceu o Unigênito do Pai).