Asbarez
A Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) barrou a participação do lutador turco Riza Kayaalp em torneios por um período de seis meses, devido aos seus tweets racistas e insultos sobre manifestantes da Resistência Gezi na Turquia. “Nós não vamos ter nosso filho perdido”.
Durante a resistência na Turquia, Kayaalp enviou vários tweets agressivos, incluindo “Você deixou a terra para os armênios, Deus há de puni-los malditos chapulliers(saqueadores)”, “o povo armênio está celebrando porque ocuparam a Praça Taksim e insultaram a Turquia facilmente”, “Eu vou f .. r seus protestos, seus traidores “.
Muitas queixas sobre Kayaalp foram supostamente arquivadas na FILA, bem como no Conselho Olimpíada Internacional (COI). Segundo o jornal Haberturk, a FILA encontrou observações racistas de Kayaalp, há três semanas, impedindo-o de participar em torneios, por um período de seis meses.
Por outro lado, Kayaalp foi recentemente escolhido como atleta titular da bandeira da Turquia na cerimônia de abertura dos Jogos do Mediterrâneo – um evento Olímpico Internacional, que foi organizado pela Turquia este ano.
Segundo um artigo publicado pelo jornal Radikal, da Turquia o presidente da Federação de Lutas da Turquia, Hamza Yerlikaya, disse que abriram um processo legal sobre a cobertura de notícias e denúncias.
O lutador excluiu sua conta do Twitter e criou uma nova. Na nova conta o lutador pede desculpas aos armênios e aos companheiros de resistência. Veja aqui.