EventosTudo

Tashnagtsutiun de São Paulo rememorou datas importantes para armenidade

geral da festa

No último sábado, dia 10 de agosto, nas dependências do Clube Armênio, a Associação Cultural Armênia de São Paulo (Tashnagtsutiun) rendeu homenagens aos heróis de Khanassor, aos jovens de Lisboa e aos 93 anos do Tratado de Sevres.

Um centena de compatriotas compareceram em um ambiente familiar e de muita armenidade. O evento contou com a apresentação do enguer Yervant Tamdjian como mestre de cerimônias que, após a execução dos hinos do Brasil, da Armênia e do Tashnagtsutiun, convidou o Arcebispo Datev Karibian para a oração e benção da noite.

Em nome do Tro Comite do Tashnagtsutiun de São Paulo falou o enguer Sarkis Kalaydjian que discorreu sobre o significado da expedição de Khanassor e o ato dos jovens de Lisboa. Em suas palavras “esses atos são representativos da constante luta dos armênios para persistir na busca de seus direitos”. Ele exortou a comunidade a apoiar as entidades e a escola armênia como berço da nossa cultura. Por fim deu vivas aos heróis armênios, síntese da nossa existência.

A noite foi abrilhantada pelo Grupo de Danças Típicas Armênias “Kilikia” do Hamazkayn – Filial São Paulo que brindou os presentes com belos números de dança armênia (assista abaixo).

A fim de manter o clima de armenidade os organizadores fizeram questão de brindar os presentes com um cardápio tipicamente armênio ao som de músicas revolucionárias.

O enguer Onnig Tamdjian, representante do Conselho Nacional Armênio – CNA- Sucursal Brasil, discorreu sobre o significado do Tratado de Sevres para as aspirações territoriais do povo armênio.

A parte artística contou ainda com duas participações muito especiais: o enguer Garo Hovanessian declamou poema “Tukht ar Yerevan” de autoria de Antranig Tzarugian e que encarna todas as epopeias elevando o espírito de armenidade dos presentes. A engueruhi Lia Kiledjian deu continuidade ao fazer uma leitura emotiva da letra da canção de Karnig Sarkissian em homenagem aos 5 jovens de Lisboa que emocionou a todos.

Khanassor, Sevres e Lisboa vão continuar sempre na memoria do povo armênio.

Veja mais fotos abaixo:

Matérias Relacionadas
EventosTudo

FRA relembra Khanassor, Lisbon e Sèvres com Herissé no SAMA, em 2 de agosto

No dia 02 de agosto de 2014, a Associação Cultural Armênia de São Paulo (ACASP &#8211…
Leia mais
ConheçaDestaqueTudo

Conheça a história do Lisbon 5

Por Armen Pamboukdjian. Em 27 de julho de 1983 os jovens Ara Kuhrjulian, Sarkis Abrahamian…
Leia mais
ConheçaTudo

A história da Expedição armênia de Khanassor

25 de julho de 1897 120° Aniversário da Incursão de Khanassor. Há 120 anos, em 25 de julho de…
Leia mais

Deixe um comentário