Via Armenianow.com –
O Grupo Minsk da Organização pela Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) está preparando outra reunião entre os ministros de relações exteriores de Armênia e Azerbaijão para discutir a situação do conflito de Karabakh.
Os co-presidentes do Grupo Minsk da OSCE (os embaixadores Igor Popov da Rússia, Jacques Faure da France e Ian Kelly dos EUA) e o representante pessoal do presidente da OSCE, embaixador Andrzej Kasprzyk fizeram esse anúncio ontem, no dia 9 de abril, durante o encontro de diplomatas do Grupo Minsk da OSCE em Viena, Áustria.
“Em Yerevan, os co-presidentes se encontraram em 21 de março com o presidente Sargisian e o chanceler Nalbandian. Em Baku, eles se reuniram com o presidente Aliyev e o chanceler azeri Mammadyarov no dia 2 de abril. Em duas viagens separadas para Nagorno-Karabakh nos dias 19 e 20 de março e em 4 e 5 de abril, os co-presidentes encontraram com autoridades de facto“, de acordo com um pronunciamento oficial divulgado em Viena.
“Os co-presidentes foram informados da situação atual em ambos os lados da linha de contato enquanto atravessavam os dois países entre 4 e 5 de abril. Eles discutiram os recentes incidentes e também a qualidade de vida na linha de contato com os representantes da administração local.
“Os co-presidentes perceberam a relativa calma que prevaleceu na linha de contato durante o período de Novruz e Páscoa e expressaram suas esperanças para que esse cenário continuasse. Eles discutiram com os presidentes a questão dos voos civis com origem e destino no aeroporto de Nagorno-Karabakh”.
“Os presidentes reafirmaram o compromisso com o processo de paz e expressaram apoio e empenho contínuos em alto nível. Os co-presidentes planejam organizar um encontro entre os chanceleres nas próximas semanas para avançar no processo de paz”