Uma petição criada em 10 de fevereiro deste ano no site da Casa Branca, sede da presidência dos EUA, pede o reconhecimento oficial do genocídio armênio pelo governo daquele país. A meta dos organizadores é conseguir 100 mil assinaturas até março deste ano, um mês antes das rememorações de 24 de abril. Para assinar a petição, é necessário um cadastro rápido no website.
Segue abaixo o texto da petição:
Nós pedimos à administração Obama o “Reconhecimento oficial e legal do genocídio armênio por Washington“.
O dia 24 de abril de 2013 marcará o 98º aniversário do genocídio armênio cometido no Império Otomano em 1915. Até hoje, Washington não reconheceu o genocídio dos armênios oficialmente. Apesar do presidente norte-americano Barack Obama ter condenado enfaticamente o genocídio e prometido reconhecê-lo,ele não manteve sua palavra.
Daqui a dois anos nós rememoraremos o centenário do ocorrido.
Eu considero apropriado que quando essa data chegar Washington tenha reconhecido legalmente o genocídio armênio.
O primeiro país a reconhecer o fato foi o Uruguai em 1965, seguido por Rússia, França, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Polônia, Lituânia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Grécia, Chipre, Líbano, Canadá, Venezuela, Argentina, Vaticano, Parlamento Europeu, Conselho Mundial das Igrejas e 42 dos 50 estados dos EUA.
Para assinar a petição, clique aqui