Da RedaçãoTudo

Violista armênio-americana ganha Grammy

Via The Armenian Weekly – 

Kim Kashkashian (foto de Steve Riskind)

Kim Kashkashian (foto de Steve Riskind)

A violista armênio-americana Kim Kashkashian venceu o prêmio Grammy de melhor Instrumental Clássico Solo no domingo, dia 10/02.

O prêmio, dado para o álbum “Kurtág & Ligeti: Music for Viola”, aconteceu no Staples Center em Los Angeles, EUA.

Kim Kashkashian se estabeleceu como uma das mais brilhantes artistas de sua geração.  Aclamada por críticos de todo mundo, ela foi saudada pelo The San Francisco Chronicle como “uma artista que combina um intelecto musical inquieto com um enorme beleza de tom”. O New York Times fez coro à tais elogios, afirmando que seu “timbre rico e suave é de um talento artístico impressionante”.

Em apresentações recentes, Kim Kashkashian atuou como solista das maiores orquestrar de Nova York, Berlim, Londres, Munique e Tóquio. Seu recital a levou à Boston, Washington DC, Philadelphia, San Francisco, Cleveland e Los Angeles.

Kashkashian fez ainda apresentações como convidada com o Tokyo, Guarneri, and Galimir Quartets e realizou turnê com um quarteto único que incluía os violinistas Gidon Kremer e Daniel Phillips, além do violoncelista Yo-Yo Ma.

Em junho de 2000 ela gravou os concertos de Bartók, Eötvös e Kurtág e venceu o Prêmio Cannes Clássico de 2001 pela primeira vez com uma gravação de um solista com uma orquestra. Em janeiro de 2002, ECM New Series lançou Voci, o álbum de dois grandes trabalhos com Luciano Berio. O álbum abrange o título do trabalho com viola e orquestra bem como Naturale, um trabalho correlato com viola e percussão (Robyn Schulkowsky), além das gravações de arquivo de música folclórica siciliana. Hayren e Monodia, lançados respectivamente em 2003 e 2004, expressaram o trabalho de  Kashkashian com o compositor armênio Tigran Mansurian.

As atividades extensivas de Kashkashian como professora incluem a docência na Universidade de Indiana em Bloomington e nos conservatórios de Freiburg e Berlim, Alemanha. Em setembro de 2000, ela começou a lecionar viola  e música de câmara no Conservatório New England, em Boston.

Nascida em Detroit, Michigan, de uma família armênia, Kashkashian se formou no Peabody Conservatory of Music onde ela estudou com Walter Trampler e Karen Tuttle.

Veja abaixo a vencedora do Grammy em uma de suas apresentações:

Matérias Relacionadas
Da Redação

Record e PlayPlus lançam documentário sobre a história e cultura da Armênia

No mês de dezembro de 2024 a Rede Record de Televisão, por meio de seu serviço de streaming…
Leia mais
Da Redação

Trump congela atividades da USAID e impacta diretamente projetos humanitários na Armênia

Poucas semanas após assumir a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump ordenou a suspensão…
Leia mais
Da Redação

Armênia inicia processo para buscar a adesão à União Europeia

O primeiro-ministro da República da Armênia, Nikol Pashinyan, declarou no início do mês durante…
Leia mais

0 Comentários

Deixe um comentário